RÁDIOS
Três Lagoas, 28 de março

Bombeiros participam de treinamento

Militares usaram uma casa em construção para simular incêndio

Por Arthur Freire/JP
29/05/2013 • 09h09
Compartilhar

Trinta bombeiros de Três Lagoas participaram de capacitação de combate a incêndio, na tarde de ontem, na avenida Egídio Thomé. Segundo o tenente Leandro Aparecido Domingos da Silva, que comandou a simulação de um incêndio em uma residência, a ação faz parte de treinamento de rotina. O objetivo é aprimorar as técnicas já utilizadas pelo Corpo de Bombeiros com o intuito de capacitar os militares para prestar um melhor atendimento à população.

Conforme o tenente Domingos, na simulação, os soldados foram capacitados para salvar pessoas em uma casa em chamas. Para isso, é imprescindível que a equipe esteja utilizando equipamentos de segurança como roupas específicas e proteção respiratória. Os bombeiros também foram treinados a apagar os focos de incêndio.

O oficial lembrou que, em caso de incêndio, os vizinhos podem colaborar com o salvamento das vítimas ligando para o Corpo de Bombeiros, através do telefone 193. Além de isolar o local, é preciso afastar o tráfego de pessoas nas proximidades e priorizar o trânsito com o intuito de facilitar a chegada da viatura dos bombeiros. 

Para as vítimas, a orientação é que fiquem abaixadas o mais rente possível do chão, pois os gases poluentes sobem, deixando mais frio o ar da parte inferior do imóvel. Em seguida, uma rota de fuga deve ser procurada.
No próximo mês, de acordo com o Corpo de Bombeiros, outra simulação será executada para que o efetivo dos Bombeiros faça um novo treinamento. A área ainda não foi definida. Pode ser uma simulação em relação a mergulho, espaço confinado, salvamento veicular etc. “A corporação de Três Lagoas é capacitada mensalmente visando à melhoria do trabalho executado pelo grupo para oferecer um melhor atendimento a sociedade”, finalizou.

OCORRÊNCIAS
De acordo com o tenente Domingos, neste período de seca, o Corpo de Bombeiros tem recebido, por dia, cerca de 20 chamadas para apagar focos de incêndio em vegetação. Porém, a chuva de ontem pode diminuir este número nos próximos dias.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas