RÁDIOS
Três Lagoas, 19 de abril

Bombeiros realizam treinamento com maca a vácuo

O destaque do treinamento foi o uso da maca a vácuo, composta por granulados de isopor e ar dentro de uma bolsa em forma retangular

Por Redação
29/06/2017 • 15h50
Compartilhar

A prontidão operacional do 5º Grupamento de Bombeiros Militar, desta quarta-feira (28), realizou Teste Operacional Padrão (TOP) com macas. O destaque do treinamento foi o uso da maca a vácuo, composta por granulados de isopor e ar dentro de uma bolsa em forma retangular.

A maca a vácuo possui grande utilidade em locais de difícil acesso, como em apartamentos ou ambientes com pouco espaço, possibilitando imobilizar a vítima e transportá-la também na posição vertical.

A vítima é posicionada sobre essa maca e, por meio de uma bomba, retira-se o ar de seu interior. Após a retirada total de ar, a maca molda-se ao corpo da vítima e torna-se rígida, proporcionando uma adequada imobilização para o transporte.

JPNEWS: BANNER RCN NOTICIAS PATROCINADO ATUALIZADO 27.03.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Outras vantagens deste equipamento podem ser destacadas: possibilidade de ser dobrada e acondicionada em uma mochila, podendo ser carregada por apenas um bombeiro. É de fácil aplicação e não precisa de cabos ou outros acessórios a parta para a sua montagem, pois já tem tudo acoplado.

Na instrução foram também utilizadas a maca sked e a mamute que são rígidas e de menor maleabilidade. Foi montado, ainda, dentro da instrução, um sistema de tirolesa para descida de vítimas em pranchas ou em cadeiras.

“É imprescindível o conhecimento e domínio das técnicas de todos os recursos operacionais disponíveis, pois quanto mais ferramentas e informações adquiridas, melhor serão as decisões tomadas nos diversos tipos de situações encontradas e maiores as chances de sobrevida”, afirma o Tenente De Sá, oficial responsável pelo TOP.

(Informações da assessoria)

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas