RÁDIOS
Três Lagoas, 25 de abril

Bombeiros recebem sistema de airbag para motocicleta

As jaquetas são destinadas à proteção dos motosocorristas durante as ocorrências

Por Sergio Colacino
06/05/2017 • 09h16
Compartilhar

O 5º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Três Lagoas recebeu, nesta sexta-feira (5), seis equipamentos de segurança com sistema de proteção pneumático, popularmente conhecido como airbag. As jaquetas são destinadas à proteção dos motosocorristas durante as ocorrências. Dois representantes do serviço moto-operacional estiveram nesta semana no Comando Geral da corporação, em Campo Grande, para receber instruções sobre o uso e conservação do novo equipamento.

O equipamento funciona por meio de um cilindro de ar comprimido de dióxido de carbono (CO²), que libera o gás e infla as bolsas em caso de impacto durante colisões, amenizando a queda do motociclista no solo. “O equipamento protege toda a parte superior, tanto a frontal como a coluna, desde a cervical até o cóccix. Como o atendimento em duas rodas visa atender com mais agilidade, corremos mais riscos e por isso é importante essa segurança”, explica o sargento do Corpo de Bombeiros, Hélder Rodrigues da silva. 

As jaquetas possuem um cabo espiral, que deve ser conectado ao veículo. Quando ocorre uma tração, em casos de acidentes, o gatilho do sistema de airbag é acionado. O tempo de insuflação das bolsas de ar fica abaixo de 200 milésimos de segundo. “É muito rápido. Antes de você cair no chão, as bolsas já estão infladas”, finaliza o sargento.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas