RÁDIOS
Três Lagoas, 23 de abril

Bope e bombeiros preparam detonação de explosivo achado em Três Lagoas

Operação também envolve policiais civis e militares; moradores são mantidos longe

Por Valdecir Cremon
05/02/2019 • 21h48
Compartilhar

Moradores vizinhos ao bairro Jardim Brasília estão sendo alertados por autoridades de segurança de Três Lagoas sobre a explosão de um artefato de guerra encontrado por um trabalhador em uma vala, na rua Mariua Guilhermina Esteves, nesta terça-feira (5). O projétil do tipo obus 105 milímetros será detonado por especialistas em explosivos ainda nesta noite.

O projétil está incompleto, mas pode explodir ao contato com outras peças de aço ou pela ação de outros explosivos, segundo um militar experiente em armamento. O detonador do projétil, contudo, não está acoplado. 

Bombeiros de Três Lagoas e soldados do Bope (Batalhão de Operações Especiais), de Campo Grande, fazem a preparação para a detonação. Uma máquina retroescavadeira, da prefeitura da cidade, é usada para a abertura de um buraco ao lado de onde o explosivo foi deixado pelo trabalhador - ele caminhou cerca de 200 metros com o artefato nos braços, segundo um colega de serviço, até ser alertado do perigo.

O Bope não revela como e nem qual horário fará a detonação. Soldados disseram que tudo está sendo preparado, com o distanciamento mínimo de 200 metros de pessoas que estão no local.

A Polícia Federal deverá abrir inquérito para apurar como o artefato chegou até a cidade, porque o quartel do Exército instalado em Três Lagoas nunca utilizou este tipo de munição nem possui armamento específico para o projétil. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas