RÁDIOS
Três Lagoas, 19 de abril

Cabo submarino de fibra óptica da Google passará pelo Brasil

Com o nome de "Firmina", cabo liga a costa leste dos EUA à Argentina

Por Redação
10/06/2021 • 08h06
Compartilhar

O Google anunciou a construção do "Firmina", um novo cabo submarino de fibra óptica entre a costa leste dos Estados Unidos e Las Toninas, na Argentina. De acordo com a empresa, esse será o cabo mais longo do mundo capaz de funcionar com uma única fonte de energia em uma de suas pontas caso suas outras fontes fiquem indisponíveis.

O objetivo do equipamento é aprimorar o acesso da população da América do Sul a serviços como Gmail, YouTube, Google Cloud e o próprio Google. O equipamento também terá estações de pouso em Praia Grande, no litoral Sul do Estado de São Paulo, e Punta Del Este, no Uruguai.

A companhia explicou que o Firmina vai transportar dados de forma veloz e segura entre as Américas do Sul e do Norte. Com isso, será oferecido aos usuários um acesso rápido e de baixa latência às plataformas digitais da marca.

JPNEWS: BANNER RCN NOTICIAS PATROCINADO ATUALIZADO 27.03.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A publicação, que foi feita no blog oficial do Google, é assinada por Bikash Koley, vice-presidente de Global Networking do Google Cloud. De acordo com ele, a capacidade de o cabo funcionar com uma única fonte de energia em uma das pontas garante confiabilidade.

“Num cabo submarino, os dados são transportados como pulsos de luz dentro de uma fibra óptica. Este sinal de luz é amplificado a cada 100 quilômetros por meio de uma fonte de energia de alta voltagem instalada nas estações do cabo que chega em cada país. Cabos mais curtos aproveitam a energia disponível a partir de uma única ponta, contudo, isso é mais difícil de fazer em cabos mais longos, com pares de fibra mais largos,” explicou.

Homenagem
O Google explicou que o nome Firmina foi adotado em homenagem a Maria Firmina dos Reis (1825 – 1917), uma abolicionista e escritora brasileira cujo único romance, Úrsula, fala sobre a vida dos brasileiros negros durante a escravidão.

“Negra e intelectual, Firmina é considerada a primeira romancista do Brasil e é motivo de muito orgulho para nós aproveitar o novo cabo submarino como forma de chamar atenção para o trabalho e o espírito pioneiros dessa mulher”, diz trecho da publicação da empresa.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas