RÁDIOS
Três Lagoas, 25 de abril

Cadastro biométrico volta a ser feito a partir de segunda

14,4 mil eleitores de Três Lagoas tiveram o título de eleitor cancelado

Por Ana Cristina Santos
19/10/2019 • 08h00
Compartilhar

De acordo com dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/MS), 14,4 mil eleitores não compareceram ao Cartório Eleitoral de Três Lagoas para o cadastro biométrico. O número corresponde a 17,75% do eleitorado da cidade, que é de 81,3 mil.

O prazo para fazer a revisão eleitoral e o cadastro biométrico terminou no dia 8 de outubro. Entretanto, a Justiça Eleitoral anunciou que o procedimento será reaberto nesta segunda (21). Até lá, de acordo com a chefe da 9ª Zona Eleitoral de Três Lagoas, Vanessa Barroso, o título dos eleitores faltosos está em “situação cancelável”, ainda dependendo de sentença judicial de cancelamento.

Nesse período, estes eleitores não podem, por exemplo, pedir a emissão de passaporte. Milhares de eleitores deixaram para fazer a biometria no prazo final estipulado pela Justiça Eleitoral, o que motivou a formação de filas extensas em frente ao cartório, além de reforço no número de servidores no órgão, além de apoio do Exército, que escalou soldados para controle das filas.

O alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios para maiores de 18 anos, facultativos para jovens de 16 e 17 anos, para os idosos acima de 70 e para os analfabetos. As eleições municipais de 2020 serão realizadas no dia 4 de outubro em primeiro turno e no dia 25, em segundo.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas