RÁDIOS
Três Lagoas, 20 de abril

Calorão e umidade de 12% aumentam atendimentos na UPA

O número de atendimentos a pacientes aumentou em 38% nesse período

Por Kelly Martins
17/09/2019 • 10h00
Compartilhar

Três Lagoas tem registrado temperatura superior a 40°C desde o início do mês de setembro e umidade relativa do ar entre 11% e 12%, considerada nível de deserto pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O tempo seco já reflete na saúde dos moradores da cidade, que estão superlotando a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), como também os postos de saúde dos bairros com sintomas de doenças respiratórias e outras causadas pelo clima. O número de atendimentos aumentou em 38% nas unidades de saúde nesse período.

Crianças e idosos são os que mais sofrem. Segundo os médicos da UPA, a procura por inalações aumentou em casos de problemas respiratórios. Diariamente, por exemplo, 20 crianças e 16 idosos são atendidos na unidade. Os médicos explicam que o ar seco pode provocar ressecamento de mucosas do nariz, da garganta e de pele, além de tosse e infecções. Também ocorrem diarreias e vômitos.

O problema também se agrava com a fumaça das queimadas em terrenos baldios e em áreas de pastagens. O Corpo de Bombeiros alerta sobre essa prática que é considerada crime e pode resultar em prisão, como ainda em multa de R$ 478.

JPNEWS: CAFÉ COM NEGÓCIOS 04 - DE 19/04/2024 A 14/05/2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Prevenção
Alguns cuidados simples devem ser tomados para evitar complicações. Medidas como beber dois litros de água por dia, evitar atividades físicas das 9h às 17h e lavar o nariz com soro fisiológico são eficazes. Deixar um umidificador de ar ligado no ambiente ou uma bacia cheia de água ajuda o ar a ficar mais úmido, o que facilita a respiração.

ASSISTA

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas