RÁDIOS
Três Lagoas, 19 de abril

Câmara abre ano legislativo com CPI

Comissão Parlamentar de Inquérito da Câmara de Três Lagoas vai apurar serviço prestado pela concessionária de energia Elektro

Por Ana Cristina Santos
03/02/2018 • 11h00
Compartilhar

A Câmara de Vereadores de Três Lagoas inicia o ano legislativo de 2018 na terça-feira, dia 6, com a tarefa de analisar e investigar o serviço prestado pela concessionária de energia elétrica Elektro, que possui contrato com a prefeitura da cidade. Em dezembro do ano passado, antes do recesso, os vereadores aprovaram a instalação de uma  Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar possíveis irregularidades na distribuição de energia elétrica, especialmente sobre iluminação pública. 

A comissão é formada pelos vereadores Ivanildo Teixeira de Faria (PSB) presidente; Jorge Aparecido Queiroz (PSDB), relator, e Luciano Dutra (MDB), membro. Os suplentes são Antônio Rialino Medeiros (PT do B), Davis Martinelli (Pros) e Wellington Ricardo de Jesus (PDT).

A partir da aprovação e definição dos integrantes da CPI, que ocorreu em 22 de dezembro, a comissão tem prazo de 90 dias - que pode ser prorrogado - para elaborar um relatório da investigação.  O presidente da comissão, no entanto, espera que o trabalho seja concluído dentro do prazo original.

JPNEWS: BANNER RCN NOTICIAS PATROCINADO ATUALIZADO 27.03.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A decisão de instaurar a CPI ocorreu após denúncia de suposta falta de investimentos da empresa no município e deficiências no atendimento a consumidores, principalmente de bairros.

NOTIFICAÇÃO 
Ivanildo Teixeira disse que, com o retorno dos trabalhos do Legislativo, a comissão vai encaminhar notificações à empresa e pessoas que serão ouvidas. A previsão, segundo ele, é de que os depoimentos comecem ainda na primeira quinzena deste mês.

Segundo o vereador, a CPI não foi instalada em janeiro devido ao recesso. “Seria difícil começar os trabalhos sem ter o apoio da assessoria jurídica da Câmara. Mas, na próxima semana daremos início a esse trabalho”, disse.

Nesse período, de acordo com o vereador, será realizada uma audiência pública para ouvir reclamações e reivindicações de moradores em relação aos serviços prestados pela Elektro. Também será analisado o contrato da empresa com o município. “Vamos fazer um levantamento completo e ouvir os responsáveis, os envolvidos nesse serviço, bem como especialistas no assunto e ex-funcionários da Elektro”, adiantou o vereador.

Ivanildo espera que após a conclusão do trabalho, o serviço de iluminação pública e do fornecimento de energia possa ser melhorado na cidade. “É inadmissível que Três Lagoas continue com ruas escuras, que comerciantes tenham equipamentos danificados e que tenham que locar geradores por conta do serviço ineficiente prestado pela Elektro. Nossa intenção é cobrar os responsáveis”, disse.

O serviço de iluminação pública recebe muitas reclamações, principalmente pela grande quantidade de lâmpadas queimadas, sem substituição, bem como da potência de luminosidade, considerada insuficiente. Moradores apontam que a cidade é escura em razão do tipo de lâmpadas usadas - incandescentes - e que o ideal seria a substituição por luminária a vapor de sódio ou de LED.

A prefeitura anunciou, na semana passada, que prepara a instalação de luminárias de LED, mais potentes e com menor custo que as incandescentes, em um trecho da avenida Clodoaldo Garcia, na zona Oeste da cidade. 

A Elektro disse que não foi oficialmente convocada para a CPI, mas está inteiramente à disposição das autoridades para esclarecer qualquer dúvida referente ao serviço prestado pela empresa em Três Lagoas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas