Rádios On-line
11368
Nova Estrela 0603
SEGURANÇA

Câmeras compradas por diretores e pais de estudantes monitoram escolas

Município adere ao Projeto Ronda Escolar por Videomonitoramento em uma parceria das secretarias de Educação e Segurança

4 MAI 2019 - 08h:08Por Ana Cristina Santos

Seis escolas estaduais de Três Lagoas estão sendo monitoradas por câmeras de segurança. A quantidade é metade das que deverão ter equipamentos de vigilância, neste ano, como parte  do projeto Ronda Escolar por Videomonitoramento, que vai funcionar em uma parceria entre as secretarias estaduais de Educação e Segurança Pública.

As câmeras foram compradas pelas escolas em parceria com a Associação de Pais e Alunos. 
A instalação faz parte de convênio entre as secretarias, publicado no Diário Oficial do Estado em abril. A Polícia Militar terá acesso às gravações e ficará responsável pela instalação dos equipamentos do lado externo dos colégios, bem como pela aquisição de um software específico e a configuração das câmeras. Não há prazo definido de quando o sistema estará integrado à Central de Operações da PM.

Na segunda etapa do projeto, previsto para o segundo semestre deste ano, deve funcionar um sistema de reconhecimento facial e a identificação das placas de veículos.

A instalação do sistema de videomonitoramento é discutida desde 2016, quando o então deputado estadual Ângelo Guerreiro (PSDB) - hoje prefeito da cidade -, apresentou proposta ao governo do Estado com esta finalidade. A emenda, porém, não foi liberada. A partir daí começou uma mobilização da direção das escolas, pais e alunos para a compra dos equipamentos.

Na escola Jomap (João Magiano Pinto), que tem 1,5 mil alunos matriculados, o sistema já funciona desde fevereiro.  De acordo com a diretora Lourdes Alves Neres, foram investidos R$ 11 mil na compra e instalação de oito câmeras, com estrutura de cabeamento. Isso foi possível com a venda de convites de um almoço, por professores, direção, pais e alunos. Agora, a direção da Jomap planeja instalar mais oito câmeras na escola. 

Por meio de um aplicativo de celular, a direção tem acesso às imagens em tempo real. Na sala da diretora, um monitor mostra todas as câmeras. 

Ainda de acordo com a diretora, com os equipamentos, caiu o índice de reclamações, como alunos fora de sala de aulas e brigas, entre outras. Também não houve furtos ou arrombamento na escola de lá pra cá.
Além da Jomap, as escolas  Fernando Corrêa, Dom Aquino Corrêa, Afonso Pena, Edwards Corrêa e João Tomes também já possuem câmeras instaladas. 

Deixe seu Comentário

TVC Canal 13