RÁDIOS
Três Lagoas, 26 de abril

Caminhoneiros voltam a ameaçar com greve em defesa de frete mínimo

Trabalhadores de transporte de cargas iniciam mobilização em Goiás e enfrentam resistência e descrédito por novos resultados

Por Éder Campos
27/10/2018 • 07h03
Compartilhar

O descumprimento da tabela do piso mínimo do frete está, novamente, acirrando ânimos de caminhoneiros autônomos que apontam falha da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) em fiscalizar a medida. Liderados por Wallace Landin, o “Chorão” - líder da mobilização de maio deste ano -, caminhoneiros de Goiás incentivam novo bloqueio estradas, no Estado, nesta segunda- feira (29).

Em vídeo divulgado pelo Facebook, Chorão disse que o objetivo é “bloquear a pista, as entradas das fábricas. Todos os caminhões que estiverem carregados abaixo do piso mínimo vão ter de voltar para a transportadora. Só sai de Catalão dentro do piso mínimo”, disse. Assim, o bloqueio deverá atingir as cargas que vêm do Sul do País, por São Paulo.

O movimento não deve atingir o Estado São Paulo, segundo informou presidente do sindicato autônomos, Norival de Almeida Silva, o “Preto”.  Em Santa Catarina, a categoria fará reunião para decidir se adere ou não ao movimento, segundo o motorista Alexandre Fróes, que trabalha no porto de Itajaí. “A movimentação está em todos os Estados”, afirmou.

JPNEWS: BANNER RCN NOTICIAS PATROCINADO ATUALIZADO 27.03.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Precisamos fazer valer a lei”, disse o presidente do Sindicato dos Transportadores Autônomos de Ponta Grossa (PR), Neori Leobet, o Tigrão.

Além da nova mobilização, uma paralisação está sendo convocada para o dia 10 de novembro.
Há quem duvide da proposta e coloca em descredito a efetividade da iniciativa dos caminhoneiros de Goiás. “A ideia é ótima, mas a execução é muito complicada”, avaliou o presidente do Sindicato dos Transportadores Autônomos de Carga (Sinditac) de Ijuí (RS), Carlos Alberto Litti Dahmer. “Se existe a lei e a penalidade, e o caminhoneiro se sente acuado para cobrar seu direito, não acredito que vá enfrentar a transportadora de cara limpa”,  disse.

Uma queixa recorrente dos caminhoneiros é que as transportadoras pagam abaixo do piso mínimo de frete.  

Entre as medidas adotadas para encerrar a greve, em maio, está o subsídio destinado a garantir um desconto de R$ 0,30 por litro de diesel. A medida acaba no dia 31 de dezembro próximo. Porém, não é algo que mobilize os caminhoneiros, porque as regras para o cálculo da tabela dos preços mínimos do frete contemplam o repasse das variações de preço do combustível.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas