RÁDIOS
Três Lagoas, 26 de abril

Campanha alerta sobre assédio contra a mulher no Carnaval

Hashtags #zeroassedio e #respeito são usadas pelo Poder Judiciário de MS

Por Redação
07/02/2018 • 11h44
Compartilhar

O Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul lançou uma campanha contra assédio durante os festejos de Carnaval em todo o estado. A ação é da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar. Dessa forma, posts com as hashtags #zeroassedio e #respeito estão nas redes sociais do Tribunal de Justiça do estado (TJMS) para passar a mensagem: “Neste Carnaval pode pular, pode brincar, mas sem assediar, ok?”.

A coordenadora e juíza da 3ª Vara de Violência Doméstica da capital, Jacqueline Machado, explica que as mulheres devem se empoderar e não aceitar os atos de assédio. Quem se sentir lesada pode procurar a Casa da Mulher Brasileira, na capital, e as delegacias no interior, ou ainda ligar nos telefones 180 ou 190.

A campanha começa antes dos dias de festejos de carnaval, justamente para conscientizar e informar que o assédio não deve ser tolerado. “É muito importante que se entenda que os direitos dos homens e das mulheres são iguais. A mulher tem direito à privacidade do seu corpo, tem direito de usar a roupa que quiser sem ser molestada por isto. Quando a mulher diz não, é não. O homem precisa entender que a mulher tem voz e que ele pode perguntar e não passar a mão ou forçar um beijo ou passar a mão”, diz Jacqueline.

JPNEWS: BANNER RCN NOTICIAS PATROCINADO ATUALIZADO 27.03.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para se ter ideia do cenário de violência de gênero, que ocorre durante os dias de carnaval, no ano de 2017 as denúncias de assédio sexual subiram 90% em todo o Brasil, de acordo com a Secretaria de Políticas para as Mulheres do Governo Federal.

O assédio é aquele comportamento ofensivo, impertinente, que perturba e que pode configurar várias crimes, inclusive o estupro, a depender da forma como é feito.

Como denunciar – As pessoas que se sentirem assediadas podem ir na Casa da Mulher Brasileira de Campo Grande, localizada na rua Brasília, s/n, no Jardim Imá (próximo ao Aeroporto) e, no interior, nas delegacias de polícia. Também podem ligar no número 180 (Central de Atendimento à Mulher), no 190 de emergência da Polícia Militar ou no telefone 0800 647 1323.

( Com informações da assessoria)

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas