RÁDIOS
Três Lagoas, 24 de abril

Campanha da Vacina contra Gripe termina nesta sexta-feira

Pessoas que ainda não se imunizaram contra gripe devem procurar Unidade de Saúde mais próxima de sua residência ou no setor de Imunização no CEM

Por Redação
09/05/2013 • 11h29
Compartilhar

Termina nesta sexta-feira (10) o prazo da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, promovida pelo Ministério da Saúde, em todo o Brasil, desde o dia 15 de abril.

Além do “Dia D”, Dia de Mobilização Nacional da Vacina, em todos os municípios no dia 20 de abril, em Três Lagoas a Secretaria Municipal de Saúde, seguindo a orientação do Ministério da Saúde, disponibilizou a vacina em todas as Unidades de Saúde e também no Setor de Imunização do Centro de Especialidades Médicas (CEM), no horário de atendimento à população.

“Pessoas que ainda não se imunizaram contra gripe devem procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência ou no setor de Imunização no Centro de Especialidades Médicas (CEM), já que o prazo da Campanha termina nesta sexta-feira (10)”, lembrou a secretária de Saúde Pública de Três Lagoas, Eliane Brilhante.

Em Três Lagoas, a vacina contra a gripe estará disponível à população nas Unidades de Saúde dos Bairros e também no Setor de Imunização, no Centro de Especialidades Médicas (CEM), no horário de atendimento, ou seja, das 7h às 11h e das 13h às 17h. 

Devem se vacinar idosos com mais de 60 anos, crianças de seis meses a dois anos, indígenas, gestantes, mulheres no período de até 45 dias após o parto (em puerpério), pessoas privadas de liberdade, profissionais de saúde, além das pessoas que têm doenças crônicas do pulmão, coração, fígado, rim, diabetes, imunossupressão e transplantados. 

 “A prorrogação do prazo da Campanha de Vacinação, pelo Ministério da Saúde, foi oportuna para que mais pessoas se conscientizassem da necessidade de se imunizar contra a gripe”, comentou a secretária de Saúde de Três Lagoas, Eliane Brilhante.

METAS
Segundo dados parciais das metas da Campanha Nacional de Vacina contra Gripe, divulgados na manhã nesta quinta-feira (9) pela Secretaria Municipal de Saúde de Três Lagoas por meio da Coordenação de Imunização, das mais de 16,4 mil doses disponíveis para o Município, foram aplicadas até agora 12.188 doses, computando todos os grupos de pessoas que deveriam ser vacinadas. Esse total equivale a 62,14% da cobertura da vacina.

“Ainda estamos abaixo da meta de cobertura da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, estipulada pelo Ministério da Saúde, que é de 80%”, comentou a coordenadora substituta de Imunização, enfermeira Elenilsa de Paula.

RELATÓRIO
Conforme consta no relatório, até às 13h30 de quarta-feira (8), haviam sido vacinadas 1.155 das 2.654 crianças de seis meses a dois anos, o correspondente a 58,59% de cobertura; entre os 1.816 trabalhadores de Saúde, 1.569 foram imunizados, o que equivale a 86,40% de cobertura; das 1.327 gestantes, apenas 702 mulheres foram vacinadas, o que corresponde a 52,90% da meta de imunização; entre as 218 mulheres puérperas (que deram á luz recentemente), 133 foram vacinadas, ou seja, 61,01% da meta;  e dos 10.406 idosos, com e acima de 60 anos, 6.227 foram vacinados, o que corresponde a  59,84% da meta estipulada pelo Ministério da Saúde. O total desses grupos chegou a 10.204 doses, ou seja, 62,14% de cobertura
No geral, considerando também as vacinas aplicadas nos pacientes crônicos (1.744), indígenas (18) e população privada de liberdade (279), a Saúde de Três Lagoas imunizou 12.188 pessoas.

“As pessoas têm prazo até esta sexta-feira (10) para não perderem a oportunidade de se imunizar contra a gripe”, frisou a enfermeira Elenilsa. (Com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura)

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas