RÁDIOS
Três Lagoas, 18 de abril

Campanha contra gripe termina nesta 6ª em todo país, mas Três Lagoas continua vacinando

Devido ao ponto facultativo em repartições públicas municipais, os postos de saúde não abriram hoje

Por Tatiane Simon
22/06/2018 • 12h00
Compartilhar

Termina nesta sexta-feira (22) em todo o país a campanha nacional de vacinação contra gripe para os grupos prioritários. Em Três Lagoas, quem ainda não recebeu dose da vacina pode procurar o posto de saúde mais próximo. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, apesar de a campanha encerrar hoje, os postos de saúde e o Centro de Especialidades Médicas (CEM) continuarão vacinando as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários.

De acordo com a pasta, o município ainda possui 2.200 doses da vacina. Na próxima semana, as vacinações em Centros Educacionais Infantis (CEIs) e creches particulares continuarão.

As unidades de saúde não abrem nesta sexta devido ao decreto de ponto facultativo aos servidores municipais publicado no Diário Oficial dos Municípios de ontem por conta do jogo da seleção brasileira contra a Costa Rica, pela Copa do Mundo, às 8h (MS).

JPNEWS: BANNER RCN NOTICIAS PATROCINADO ATUALIZADO 27.03.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Prorrogada

A campanha foi prorrogada por duas vezes com o objetivo de alcançar a meta de imunização, que é de 90%. Em Três Lagoas, 23 mil moradores integram os grupos prioritários, no entanto, até o último balanço parcial divulgado pela pasta, somente 59% do público alvo havia recebido a vacina. Seis mil pessoas ainda deveriam ser imunizadas.

A Secretaria de Saúde informou, por meio de nota, que o Ministério da Saúde não anunciou sobre nova prorrogação da campanha. Com isso, aqueles que não fazem parte de nenhum dos grupos de risco, poderão ser imunizados, em caso de sobra de doses da vacina.

Estado

Em Mato Grosso do Sul foram vacinadas 592.159 pessoas do total do público alvo – que é de 737.395. Segundo o Datasus, entre os grupos prioritários, os professores são os que mais aderiram à vacinação (114,78%). Na sequência aparecem o grupo dos idosos (92,79%), puérperas (92,05%) e o dos trabalhadores em saúde (90,79%).

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) espera vacinar ao menos 90% do público-alvo no Estado, o que representa, pelo menos 663.656 pessoas.

Em Mato Grosso do Sul, a pasta orienta os municípios sobre a estratégia a ser adotada quando a meta de vacinação já tiver sido alcançada. A indicação é que essas cidades – que já alcançaram a meta de vacinação ou que estão muito próximas a esse objetivo, passem a vacinar outros dois grupos específicos já preconizados pelo Ministério nesses casos de vacina remanescente. Os grupos são: crianças de cinco a nove anos e adultos de 50 a 59 anos.

Mato Grosso do Sul recebeu 811 mil doses da vacina. Se após o fim da Campanha, o Estado ainda tiver disponibilidade de doses, a vacinação deverá seguir ampliada para apenas os dois grupos específicos citados acima.

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas