RÁDIOS
Três Lagoas, 24 de abril

Campanha estima imunizar até 23 mil moradores contra vírus da gripe no ano

Vilã das estações frias do ano, gripe deve ser combatida com ações em postos de saúde e na feira livre de Três Lagoas até maio

Por Tatiane Simon
24/03/2019 • 07h10
Compartilhar

Ela é a vilã das épocas mais frias do ano: a gripe. O Outono começou nesta quarta-feira (20) e o prognóstico de meteorologistas anuncia que será mais frio em relação ao ano passado. O Inverno chega em junho e, neste intervalo, o Ministério da Saúde se mobiliza para estimular a população a se proteger dos principais vírus da gripe. No Amazonas, por exemplo, a campanha já começou. Em Mato Grosso do Sul o início será 15 de abril para três grupos prioritários. O restante será imunizado a partir do dia 22 e o Dia “D” de Mobilização Nacional será 4 de maio.

A expectativa é de que 23.391 pessoas sejam vacinadas em Três Lagoas. Aproximadamente 23 mil doses da vacina trivalente, que possui os dois tipos da gripe Influenza A (H1N1 e o H3N2) e um vírus da Influenza B serão entregues  na cidade durante os dois meses de campanha. Quase 10 mil delas devem chegar já na primeira etapa, que inclui gestantes; crianças menores de 6 anos; e as puérperas (até 45 dias após o parto).

Em 2018, o município não atingiu a meta de vacinação contra a gripe. Do total estimado, foram vacinadas 87,11% da população prioritária.

JPNEWS: BANNER RCN NOTICIAS PATROCINADO ATUALIZADO 27.03.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A partir de 22 de abril começam a ser vacinados idosos acima de 60 anos, profissionais da Saúde, doentes crônicos, professores das redes pública e particular, e adolescentes e jovens, de 12 a 21 anos, em cumprimento de medidas sócio educativas em Unidade Educacional de Internação (Unei).

DIA D
O Dia “D” de mobilização nacional da campanha está marcado para o primeiro sábado do mês de maio. De acordo com a coordenadora do Setor de Setor de Imunização de Três Lagoas, o cronograma prevê vacinação durante todo o dia nos postos de saúde, no Centro de Especialidades Médicas (CEM) e na feira de hortifrutis (avenida Rosário Congro), no período da manhã. Neste dia, a vacina contra a Gripe Influenza estará disponível a todos os grupos prioritários. 

Na mesma ação, equipes do Setor de Imunização estarão fazendo a atualização das Carteiras de Vacina de Gestantes e Crianças. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas