RÁDIOS
Três Lagoas, 24 de abril

Campanha incentiva mamografia e combate ao câncer de mama no país

De janeiro a setembro deste ano, Três Lagoas registrou 63 novos casos da doença e "Outubro Rosa" reforça conscientização

Por Tatiane Simon
07/10/2018 • 08h09
Compartilhar

A Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) alerta que em 70% dos casos de câncer de mama diagnosticados no país a mulher passa por uma mastectomia (remoção total da mama). O principal motivo é que a doença é identificada em estágio avançado.

Para a sociedade, esse índice está ligado à dificuldade do diagnóstico precoce e demora ao acesso a consultas, exames, biópsia e tratamento. Pesquisas internacionais apontam que se o tumor é descoberto logo no início – com menos de 2 centímetros – as chances de cura podem chegar a 95%, conforme a sociedade.

Felizmente, Três Lagoas se encaixa na segunda condição. Os diagnósticos são rápidos e a cirurgia ocorre em no máximo 60 dias, segundo o mastologista da rede pública, Luiz Otávio Zucca. “Até 2014, as mulheres tinham o comportamento de realizar o tratamento do câncer em outras cidades, como Barretos e Jales (SP). A partir de 2015 isso mudou. As pacientes são diagnosticadas e tratadas aqui. A saúde pública de Três Lagoas tem condições de atendê-las desde a consulta de rotina com o seu ginecologista até a cirurgia de reconstrução da mama, ao final do tratamento”, reforça.

JPNEWS: BANNER RCN NOTICIAS PATROCINADO ATUALIZADO 27.03.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O diagnóstico positivo para a doença também aumentou. No último ano, 63 novos casos foram confirmados. A conscientização da importância em realizar exames preventivos, como a mamografia, fortalece os números: 9,776 exames foram feitos no último ano, segundo a Secretaria Municipal de Saúde.

Atualmente Três Lagoas possui dois aparelhos que realizam o exame preventivo, o mamógrafo, através da saúde pública. Conforme Zucca, a mulher deve começar a fazer o exame a partir dos 40 anos de idade, quando não há caso da doença na família. "Quem possui tem mais chances devido à hereditariedade e deve começar mais cedo".
Para ter acesso ao exame, a paciente deve pedir ao seu médico ginecologista o encaminhamento e agendar. Este é o procedimento mais eficiente para detectar o câncer.

 

OUTUBRO ROSA

A campanha foi lançada oficialmente no dia 2 pela Sociedade Brasileira de Mastologia e neste ano tem como tema "Mais Acesso para Celebrar a Vida". O objetivo da campanha é a de mobilizar as prefeituras e as secretarias municipais de Saúde a fim de aumentar a realização de mamografias no país.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas