RÁDIOS
Três Lagoas, 26 de abril

Campanha Nacional de Multivacinação será dia 18

Em um único dia estarão disponíveis a todas as crianças, menores de 5 anos.

Por Redação
11/08/2012 • 11h00
Compartilhar

 Secretaria Municipal de Saúde de Três Lagoas, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde e do Setor de Imunização, estará participando da Campanha Nacional de Multivacinação, promovida pelo Ministério da Saúde, no próximo dia 18 de agosto (sábado), das 8h às 17h. “A multivacinação é uma estratégia que visa à atualização da caderneta de vacina de nossas crianças”, explicou a coordenadora do Setor de Imunização, Humberta Azambuja.

“Em um único dia, no sábado, 18 de agosto, estarão disponíveis a todas as crianças, menores de 5 anos, todas as vacinas do calendário básico de vacinação, caso tenha havido ausência no programa normal de vacinação dessas crianças”, informou Humberta.

Este procedimento do Ministério da Saúde está sendo adotado em todo o Brasil a partir deste ano de 2012. A partir de agora, a Campanha Nacional contra a Poliomielite ocorrerá anualmente no mês de junho e em agosto será repetida anualmente a Campanha Nacional de Multivacinação.

JPNEWS: BANNER RCN NOTICIAS PATROCINADO ATUALIZADO 27.03.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Tal estratégia, adotada pelo Ministério da Saúde, tem o objetivo principal de aumentar a cobertura de vacinação das crianças de até 5 anos, através da mobilização dos pais ou responsáveis, que deverão comparecer à Unidade de Saúde, mais próxima de suas residências”, observou a coordenadora de Imunização.

DUAS NOVAS VACINAS
A Secretaria Municipal de Saúde de Três Lagoas, seguindo as determinações do Ministério da Saúde, está incorporando duas novas vacinas ao calendário de vacinação de crianças de 0 a 5 anos, a Poliomielite inativada e a Pentavalente.

A primeira mudança é a incorporação da vacina da Poliomielite inativada, também chamada de Salk, composta de vírus morto, e que protege a criança contra a paralisia infantil.

É uma vacina injetável e, por ser composta de vírus morto, tem a vantagem de provocar menos efeitos adversos (reações), comparada com a pólio oral, a tradicional gotinha.

Esta vacina será aplicada nas duas primeiras doses de Polio, em crianças de até 4 meses de vida. As doses aplicadas em crianças de 6 e 15 meses, seguindo o calendário básico de vacinação, permanecerão do mesmo jeito, ou seja, com a vacina Polio oral (gotinha). A mesma gotinha contra a paralisia infantil continuará sendo usada nas Campanhas Nacionais de Vacinação, promovidas pelo Ministério da Saúde.

PENTAVALENTE
A nova vacina, introduzida agora no calendário básico de vacinação de crianças, está substituindo a tradicional Tetravalente, que imunizava as crianças contra as quatro doenças, ou seja, Difteria, Tétano, Coqueluche e Meningite por Haemofilus tipo B.

A nova vacina, agora chamada de Pentavalente, além de continuar imunizando contra essas quatro doenças também imuniza a criança contra a Hepatite tipo B.

Humberta explicou que, a vantagem desta nova vacina, além de aumentar o campo de imunização, diminui o número de injeções aplicadas normalmente nas crianças e reduz o número de vezes que ela é levada às Unidades de Saúde nos primeiros meses de vida.

Para a introdução destas novas vacinas no calendário básico de vacinação de crianças de até 5 anos, a coordenação do Setor de Imunização convocou todas as enfermeiras de todas as Unidades de Saúde para reunião de informações e esclarecimentos.

“Tivemos uma reunião com todas as enfermeiras, responsáveis pela aplicação de vacinas nas nossas Unidades de Saúde. Nessa reunião, explicamos detalhadamente os novos procedimentos e calendário de vacinas e as orientações que deverão ser repassadas aos pais ou responsáveis”, informou Humberta.

MULTIVACINAÇÃO

A Campanha de Multivacinação será no dia 18, das 7h às 17 horas, nos seguintes locais:
ESF Jupiá
UBS Vila Alegre
ESF Vila Piloto
UBS Miguel Nunes
ESF Paranapungá
ESF Santo André
ESF Interlagos
UBS Santa Luzia
ESF Vila Haro
ESF Jardim Maristela
UBS São Carlos
ESF Santa Rita
CEM - Centro de Especialidades Médicas
Unidade de Saúde de Arapuá.

A Secretaria Municipal de Saúde recomenda que é extremamente importante que os pais ou responsáveis levem com a criança a Caderneta de Vacina. Ela é imprescindível para que haja o controle e atualizações necessárias para se atingir o objetivo da Campanha Nacional de Multivacinação.


Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas