Rádios On-line
MúSICA

Campeã em 2016, banda de Três Lagoas tentará recuperar título em SC

Músicos viajarão para o sul do país para competir com outras 44 turmas em 30 de setembro

1 SET 2017 - 10h:18Por André Barbosa

Formada em sua maioria, por estudantes da escola Municipal Parque São Carlos de Três Lagoas, o projeto Banda Spartan deve seguir para Santa Catarina, no fim deste mês, para competir com outros 44 grupos musicais do país, na X Confabansul. A campeã na categoria, em 2016, também será a única a representar o Estado de Mato Grosso do Sul, no evento nacional.

A equipe musical deve rumar para SC no dia 27 de setembro, a convite da Secretaria de Estado de Cultura Catarinense. Dos 60 integrantes, com idades entre oito e 18 anos, representarão Três Lagoas e o MS, 45 músicos. São estudantes também, das escolas General Nelson e Marlene de Noronha.

Regida pelo professor Eliseu Garcia e gestão do diretor Vinicius Belon, a banda foi formada em abril de 2016 e, em novembro do mesmo ano, sagrou-se campeã estadual de Bandas e Fanfarras, em Nazaré Paulista. Iniciou ainda, com instrumentos doados e outros restaurados. ‘Esse é mais um dos motivos de orgulho’, disse Garcia, que acredita na manutenção do título, no dia 30 de setembro. “Também, por conta própria, comprei instrumento para a Spartan. Com apenas cinco meses de existência, participamos do primeiro campeonato de banda e fanfarras, sendo os únicos de MS, a representar o estado e município e os primeiros ainda, a ter esse título”, informou.

Garcia explicou que o objetivo principal do projeto musical é ajudar os alunos a melhorar seu desempenho escolar, além da prática da cidadania. “Com isso, também manter estes jovens por mais tempo dentro da escola, aliando educação à cultura, atendendo todas as crianças e adolescentes que se interessam, sendo ou não alunos da escola”, apontou.

Outra premiação expressiva, dos estudantes, ocorreu em Cordeirópolis/SP, no Campeonato Interestadual de Bandas e Fanfarras do Brasil. “A Spartan ficou entre as três melhores (2º lugar), se destacando por ser a única representante do MS, levando o nome da Escola Municipal Parque São Carlos para o cenário nacional”, finalizou.  

 

A banda

O professor Eliseu Garcia explicou que o nome Spartan surgiu inspirado na história grega. “Tanto o maestro, a direção da escola e seus alunos enfrentaram diversas dificuldades para iniciar o projeto de forma independente, sem parcerias, lutando contra tudo e todos. Hoje, a banda leva o nome de Três Lagoas ao Brasil todo, sendo muito bem reconhecida”, finalizou, lembrando ainda, que o grupo musical necessita de auxílio e patrocínio para manter o projeto. 

Deixe seu Comentário