RÁDIOS
Três Lagoas, 25 de abril

Capivaras serão levadas para parque de preservação

Animais serão levados para o Parque do Pombo ou Reserva das Capivaras

Por Ana Cristina Santos
04/08/2018 • 07h00
Compartilhar

Diferente dos jacarés da Lagoa Maior de Três Lagoas, que serão levados para uma área de reserva ambiental da Companhia Energética de São Paulo (Cesp), em Brasilândia, as capivaras  que também habitam o local, vão permanecer no município.

De acordo com o fiscal ambiental da Secretaria do Meio Ambiente, Flávio Fardin, foi solicitado ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), de Mato Grosso do Sul, o manejo das capivaras para dois parques naturais de Três Lagoas: o do Pombo, localizado no quilômetro 97 da rodovia BR-262, e para a Reserva Biológica  das Capivaras, que fica atrás da termelétrica da Petrobras, às margens do rio Paraná.

Nos dois locais, de acordo com o fiscal, existem capivaras. Em relação aos jacarés, Flávio disse que, no Parque do Pombo existe de outra espécie e não a do papo-amarelo, que habita a Lagoa Maior.

JPNEWS: BANNER RCN NOTICIAS PATROCINADO ATUALIZADO 27.03.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Atualmente, cerca de 180 capivaras, de cinco grupos, habitam a lagoa. O fiscal informou que três ou quatro grupos serão removidos. Os animais remanescentes passarão por procedimento de manejo reprodutivo, com aplicação de processo diferente do da castração. “Com a vasectomia, o macho continua predominante no grupo e não geram novos filhotes”, explicou. 

Não foi definida uma data para o início do manejo das capivaras. Já a retirada dos jacarés está prevista para começar em setembro. “Os jacarés serão retirados aos poucos. Primeiro, vamos retirar os maiores. Os menores ficarão para depois, porque são mais ‘ariscos’”, disse. 

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas