RÁDIOS
Três Lagoas, 24 de abril

‘Casarão Português’ será restaurado

Imóvel que abrigou antigo Consulado Português pode abrigar museu da imigração

Por Ana Cristina Santos
11/08/2019 • 07h15
Compartilhar

A empresa Bergamo Construtora, com sede em Campo Grande, foi a vencedora da licitação pelo valor de R$ 650,3 mil para executar as obras de restauro e conservação de um imóvel que abrigou um órgão do Consulado Português, em 1914, localizado na rua Paranaíba, no centro de Três Lagoas. 

A ordem de serviço para o início das obras será autorizada pela prefeitura na próxima semana. A restauração deve-se a uma decisão judicial que obriga o município a restaurar o prédio, tombado em 2013 como patrimônio histórico do município. A sentença de primeira instância saiu em outubro de 2015 e foi mantida pelo Tribunal de Justiça do Estado, em agosto de 2016.

A ação foi movida pelo promotor de Justiça, Antônio Carlos Garcia de Oliveira, responsável pela área do patrimônio público. Pela decisão, a prefeitura deveria apresentar um projeto de restauração até o final de 2016. 

JPNEWS: BANNER RCN NOTICIAS PATROCINADO ATUALIZADO 27.03.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em janeiro do ano passado, a administração municipal contratou a empresa Retrô Projetos de Restauro, com sede em Goiás, por R$ 137 mil, para elaborar o projeto. Em maio deste ano abriu licitação para contratar a empresa que executará a obra, no prazo de 12 meses.
“É um prédio tombado, e há mais de 12 anos, um prefeito joga para o outro, e caiu no meu colo. Mas, gosto de resolver o que não conseguiram no passado”, destacou o prefeito Ângelo Guerreiro (PSDB).

A prefeitura estuda, ainda, a possibilidade de desapropriação do imóvel, que é tombado como patrimônio histórico. A instalação de um museu da imigração é cogitada para o espaço.  O casarão foi construído pelo vice-cônsul de Portugal no Brasil, Teotônio Mendes, e pertence à sua família. Até o final de 2015, o imóvel era usado como moradia pelo neto do cônsul, Cláudio Mendes Pauliquevis, que se mudou em decorrências das condições do prédio.

Funcionários da empresa que executará a obra já estão preparando o local para o início das obras. 

ASSISTA

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas