Rádios On-line
Caminhão de Prêmios Urna Interna
ALERTA

Caso de H1N1 é descartado, mas campanha de vacinação começa neste mês

Mato Grosso do Sul já registrou neste ano, 56 casos notificados do vírus influenza H1N1

2 ABR 2018 - 13h:30Por Ana Cristina Santos

O primeiro caso suspeito do vírus H1N1 registrado neste ano, em Três Lagoas, foi descartado. A vítima, uma criança de sete meses, foi internada em fevereiro no Hospital Auxiliadora, e depois transferida para Campo Grande, onde exames realizados deram negativo, segundo revelou a coordenadora do Setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Adriana Louro Spazzapan.

 No ano passado, Três Lagoas registrou 12 casos notificados de H1N1 e todos descartados por esse vírus.  Em todo Mato Grosso do Sul, foram registrados, neste ano, 56 casos notificados. Campo Grande é a cidade com maior incidência de notificações. Até agora, a capital registrou 40 casos suspeitos.

No próximo dia 16 inicia a campanha nacional de vacinação contra a gripe. A Secretaria Municipal de Saúde aguarda a chegada das doses para definir o dia que a campanha terá início em Três Lagoas.

De acordo com a coordenadora, esse período da chegada do inverno é o mais propício para o registro de casos de gripe. Adriana ressalta que, não existe a necessidade de aglomeração nos postos de saúde, pois a vacina tem um público alvo. “Dentro os grupos de riscos estão as gestantes, crianças, pessoas com problemas cardíacos, com HIV, que fazem hemodiálise, idosos, entre outros”, destacou.

Ainda segundo a coordenadora, cuidados de higienização são importantes, como manter as mãos limpas sempre que estiver contato com várias pessoas .

H1N1

O H1N1 é um vírus que causa doença respiratória aguda e altamente contagiosa. A doença tem sintomas semelhantes aos da gripe comum, como febre, dores no corpo, tosse, dor de cabeça, porém mais intensos. A maior gravidade da infecção pelo vírus influenza é a complicação como pneumonia e dificuldades respiratórias que podem levar à internação e até mesmo ao óbito.

Deixe seu Comentário

TVC Canal 13