RÁDIOS
Três Lagoas, 24 de abril

Castração gratuita de animais domésticos será iniciada em abril

Em reforma, CCZ terá capacidade inicial para até 40 procedimentos cirúrgicos ao mês

Por Renata Prandini
27/01/2016 • 21h26
Compartilhar

Deve ser iniciado em abril deste ano o programa gratuito de controle reprodutivo de cães e gatos em Três Lagoas. De acordo com o coordenador do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Cristóvão Tabox Bazan, as reformas na unidade para passar a oferecer o serviço – como a construção de um centro cirúrgico – estão dentro do cronograma e deverão ser concluídas dentro de 60 dias.

A implantação do programa de castração gratuita de animais domésticos atende a uma determinação da Justiça. No ano passado, a Justiça condenou o município a criar o programa, em decisão favorável a uma ação movida pelo Ministério Público Estadual (MPE), sob pena de multa diária de R$ 1 mil a máxima de R$ 100 mil em caso de descumprimento.

Inicialmente, o programa irá realizar aproximadamente 40 castrações ao mês de cães e gatos, tanto machos quanto fêmeas. Para isso, o CCZ também estuda qual será o procedimento adotado para a castração de fêmeas, cuja cirurgia é mais complexas.

JPNEWS: BANNER RCN NOTICIAS PATROCINADO ATUALIZADO 27.03.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com Bazan, paralelamente às obras de construção, o CCZ estuda quais são os critérios que serão adotados para participar do programa. O objetivo é atender à população de baixa renda e, para isso, deverá ser realizado um cadastramento desses animais.

“Essa ação é voltada para a população de baixa renda. Principalmente, para os animais que vivem nos bairros mais carentes, onde se faz necessária a castração para evitar o aumento da população canina e felina e, consequentemente, que esses animais sejam abandonados nas ruas da cidade”, destacou em entrevista concedida à equipe de reportagem da TVC.

O médico veterinário responsável pelo centro estima que 60% da população canina e felina dos bairros da cidade se enquadrem no perfil do programa, e precisam de castração.  “Todo material necessário [para a cirurgia] será fornecido pelo CCZ. O único trabalho do dono do animal será trazê-lo até o CCZ e buscá-lo após a cirurgia”, lembrou. (Com a colabração de Maria do Carmo, da TVC)

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas