Rádios On-line
LEVANTAMENTO

Censo vai mostrar o impacto das florestas na agropecuária

A partir dos resultados, o governo planeja políticas públicas para o setor

29 JUL 2017 - 07h:46Por Ana Cristina Santos

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vai realizar o Censo Agropecuário em todo o país. Em Três Lagoas, o órgão deu início nesta semana à criação da Comissão Municipal de Geografia e Estatística, que vai acompanhar o levantamento realizado pelo IBGE. A comissão é feita por representantes de diversos segmentos da sociedade.

De acordo com o coordenador regional do IBGE em Três Lagoas, Wilson Douglas de Queiroz, os funcionários do órgão vão percorrer todas as propriedades rurais, fazendo um mapeamento da realidade agropecuária do país. Em Três Lagoas, de acordo com ele, será possível saber, por exemplo, qual o impacto das florestas na produção agropecuária do município.

“Três Lagoas de alguns anos para cá mudou muito a sua matriz econômica com a entrada das florestas. Agora, com esse Censo, será possível saber quanto essas florestas impactaram na produção da agropecuária do município. Vamos conhecer a realidade do uso da terra no município, através do questionário que será aplicado”, destacou.

No último levantamento do IBGE de 2014, por exemplo, Três Lagoas tinha um rebanho bovino de 616 mil animais. No entanto, antes da instalação das fábricas de celulose no município e da plantação de eucalipto, o número era bem maior. O município já chegou a ter mais de um milhão de cabeça de gado na década de 1990.  Agora, com o novo Censo, será possível saber a realidade da pecuária no município.

O IBGE, inclusive, já realizou um processo seletivo para a contratação das pessoas que vão atuar no Censo Agropecuário. Eles receberam orientação e capacitação de como atuar durante o levantamento.

 A partir do resultado dessa pesquisa que visa conhecer a realidade e o que produz cada região do país, o coordenador destacou que o governo faz um planejamento de políticas públicas para o setor. 

Deixe seu Comentário