Rádios On-line
BENEFÍCIOS

Ciência diz que corrida e felicidade caminham juntas; personal concorda

De acordo com pesquisa feita em uma universidade, praticar a modalidade regularmente traz benefícios ao corpo e à mente

3 FEV 2019 - 08h:57Por Tatine Simon

A corrida é um dos exercícios físicos mais eficientes para quem quer perder peso com saúde, ser mais feliz, aumentar o ciclo de amizades e, de quebra, ganhar um corpo magro. Cientistas da Universidade Caledônia de Glasgow, no Reino Unido, analisaram dados de mais de 8 mil corredores e concluíram que quem pratica a modalidade costuma ser mais feliz do que a população em geral.  

O estudo mostra que 89% dos entrevistados relataram que correr regularmente, além de deixá-los felizes, traz um impacto positivo na saúde mental e na imagem corporal.

De acordo com o personal trainer e corredor Wagner Berça, a corrida proporciona uma série de "alegrias". No grupo de corrida em que faz parte há cinco anos, o  Runners Pró Saúde, cada corredor carrega uma história que o fez conhecer a modalidade. "Muitos passam a fazer parte do Runners à convite de um amigo corredor. Mas muitos outros em virtude de alguma doença. Com o tempo, os relatos são de superação, diminuição de medicamentos no tratamento e melhora na qualidade de vida. Por isso acredito na associação: corrida/felicidade". 

Exemplo disso é a história do Adilson Rotta. "Vinha de um quadro severo de depressão  quando dei a oportunidade para a corrida  na minha rotina, com isso, entendi o significado de esperança e aprendi a ter mais gratidão", narra. 

O grupo de corredores existe há cinco anos e passa de 200 membros. Entre eles, o Rafael Xinfrim, que tratou a obesidade com reeducação alimentar e um par de tênis nos pés. "Nesses quatro anos de corrida, ganhei mais disposição, mais saúde e amigos". Neste ano, Rafael disputará uma maratona em Paris, na França.

COMBO DA ALEGRIA
Todo esse bem-estar, segundo o personal trainer Berça, está relacionado a um conjunto, que quando somados, resultam em uma bomba de endorfina. "O corredor tem melhora da capacidade cardiorrespiratória, além da estética e emagrecimento, e o principal, o bem-estar. A pessoa supera o próprio limite, que taxa como 'impossível' e ao vencê-lo o sentimento é de superação.

ALERTA
A corrida responsável exige acompanhamento de um educador físico e liberação médica, além do uso de um tênis apropriado. A planilha de treino deve ser feita individualmente.

Deixe seu Comentário