RÁDIOS
Três Lagoas, 24 de abril

Colégio de Três Lagoas realiza gincana cultural com proposta de integração e ação social

Atividades competitivas serão culturais, artísticas e filantrópicas

Por Tatiane Simon
23/11/2017 • 11h38
Compartilhar

O colégio Exitus realiza a XIV Gincana Cultural neste sábado (25) a partir das 8h. A ação faz parte das atividades extracurriculares e tem como principal objetivo o de proporcionar aos alunos uma formação integral e humanitária, conscientizando-os da necessidade do respeito ao outro, da cooperação e da justiça por meio de atividades culturais, artísticas e filantrópicas e, por consequência, estimular o desenvolvimento dos pilares da educação, que segundo o colégio são, aprender a conviver, aprender a fazer, aprender a pensar, aprender a ser, empreender e transcender.

Nesta edição, o tema da gincana será “Nós somos o mundo” com a justificativa de que o etnocentrismo é o ato de julgar uma cultura ‘’inferior a outra’’. A escola

parte do pressuposto de que não existe cultura inferior a outra, e sim culturas diferentes. O tema “Nós somos o mundo’’, confere uma abordagem lúdica das diversas culturas existentes no mundo, criando um efeito positivo do reconhecimento dessas culturas, conferindo-lhes a sua devida importância. O projeto ressalta ainda a interação com novas culturas e o devido conhecimento dos aspectos gerais que a envolve, além de atividades solidárias e de conhecimento, tornando assim uma abordagem completa dos aspectos sócio-congnitivos necessários à prática pedagógica.

JPNEWS: BANNER RCN NOTICIAS PATROCINADO ATUALIZADO 27.03.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Conforme o regulamento, durante o desenvolvimento da gincana, as equipes participarão de atividades culturais, artísticas, filantrópicas e competirão entre si, obedecendo às séries/ano a que pertencem.

A gincana terá 21 provas, além de outras quatro “provas surpresas”.

Equipes

Participarão, ao todo, sete grupos, que são: Europa, composto por alunos do 6º ano; Oceania, do 7º ano; os alunos do 8º ano representarão a América do Norte e a África pelos alunos do 9º ano. As turmas do ensino médio representarão a Ásia, América do Sul e América Central.

Doações

A escola ressalta que o foco da gincana é totalmente de integração, do despertar da solidariedade e o do desenvolvimento afinco do compromisso dos alunos; tudo o que for arrecadado na Gincana Cultural será doado às entidades assistenciais escolhidas pela Comissão Organizadora e Julgadora. As doações serão entregues por representantes da escola e da equipe vencedora.

Vale lembrar que dentre as 25 provas, três delas são filantrópicas. A primeira é a “Doação de sangue” e é como umas das provas mais importantes da gincana, a qual os participantes deverão convencer o maior número possível de pessoas, membros da família ou amigos a fazerem uma doação de sangue. O objetivo desta tarefa é ampliar o banco de sangue e consequentemente salvar vidas.

A segunda tarefa, “Fazer o bem sem olhar a quem!”, consiste em colaborar com as pessoas carentes de Três Lagoas com a montagem de cinco cestas básicas e entrega-las nas comunidades carentes e a terceira que é a arrecadação de fraldas geriátricas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas