Rádios On-line
7930
INFLUENZA

Com 23 mortes por gripe no Estado, Três Lagoas confirma seis casos

De janeiro até agora, 23 pessoas morrem vítimas do vírus da gripe em Mato Grosso do Sul

12 JUL 2018 - 14h:06Por Ana Cristina Santos

De janeiro até agora, 23 pessoas morrem em Mato Grosso do Sul vítimas da gripe. No mesmo período do ano passado, foram seis mortes. Os dados constam no boletim epidemiológico divulgado nesta quarta-feira (11), pela Secretaria de Estado de Saúde.

No mesmo período, 685 notificações de influenza registradas no Estado. Em Três Lagoas, de janeiro até agora, 23 casos suspeitos de Influenza A foram registrados. Desse total, seis foram confirmados como positivo. Até a semana passada eram cinco.

Dos casos confirmados em Três Lagoas, dois foram de Influenza A H1N1, dois de Influenza A não subtipado e dois de Influenza A H3N2. Um óbito foi registrado em Três Lagoas neste ano por Influenza A não subtipado. A vítima foi um idoso de 70 anos.

As mortes registradas no Estado foram em: Campo Grande (12), Costa Rica (2), Coxim (2), Alcinópolis (1), Aquidauana (1), Chapadão do Sul (1), Fátima do Sul (1), Naviraí (1), Nioaque (1) e Três Lagoas (1).

O QUE É ?

De acordo com dados do Ministério da Saúde, a influenza é uma infecção respiratória aguda, causada pelos vírus A e B. É um vírus de comportamento sazonal e tem aumento no número de casos entre as estações climáticas mais frias, podendo haver anos com menor ou maior circulação do vírus.

A gripe, ou influenza sazonal, inicia-se em geral com febre alta, seguida de dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça, coriza e tosse seca.

A febre é o sintoma mais importante e dura em torno de três dias. Os sintomas respiratórios como a tosse e outros, tornam-se mais evidentes com a progressão da doença e mantêm-se em geral de três a cinco dias após o desaparecimento da febre.

Alguns casos apresentam complicações graves, como pneumonia, necessitando de internação hospitalar. Devido aos sintomas em comum, pode ser confundida com outras viroses respiratórias causadoras de resfriado.

Deixe seu Comentário

TVC Canal 13

Ver Todos os Programas da TVC
7300