RÁDIOS
Três Lagoas, 20 de abril

Com 2ª linha de celulose, Eldorado vai consumir 400 mil hectares de florestas

Em entrevista ao programa RCN Negócios, diretor florestal da Eldorado Brasil falou sobre o setor da celulose

Por Ana Cristina Santos
02/05/2021 • 06h30
Compartilhar

Três Lagoas é a capital nacional da celulose. O município tem três fábricas de celulose e uma de papel em operação. O município deverá ter a quarta unidade fabril quando a Eldorado Brasil construir a sua segunda linha. Em entrevista ao entrevistador André Milton no programa RCN Negócios da TVC e rádio Cultura FM, o diretor florestal da Eldorado Brasil, Germano Vieira, disse que, com a segunda linha, a indústria vai consumir 400 mil hectares de florestas. Acompanhe trechos da entrevista.

O Brasil tem cerca de 9 milhões de hectares de florestas plantadas. Como o eucalipto chegou no Brasil e o porquê cresceu tanto?
Germano Vieira O eucalipto chegou no Brasil há mais de 100 anos, veio para suprir uma demanda que o país tinha, na época de dormentes para a estrada de ferro. O engenheiro Navarro de Andrade, na época, importou sementes da Austrália e acabou montando um viveiro florestal, daí viu que o eucalipto crescia muito bem aqui no país. A partir daí, começou todo esse desenvolvimento fantástico no setor, que é um dos mais importantes do país e mais competitivos do mundo.
Nesses 100 anos, as utilidades do eucalipto cresceram muito até chegar à celulose? 
Germano Vieira Tivemos um caminho muito interessante nesses 100 anos, porque vimos a vocação florestal que tínhamos, a combinação de eucalipto com o clima brasileiro, que dava muito certo, então os empresários enxergaram essa oportunidade de negócio. Daí, a indústria siderúrgica começou a produzir carvão vegetal, e depois começou a ser usado para o setor celulose. Hoje, o Brasil é campeão em fazer celulose de eucalipto e pino, e mais recente, veio a indústria do MDF, e painéis reconstituídos, que nada mais é do que a madeira de eucalipto utilizada para fazer móveis.

Existem quatro grandes setores dentro do eucalipto?
Germano Vieira Exatamente, a celulose é a pioneira, depois temos os painéis e produtos sólidos de madeira, o carvão vegetal e pinos de eucalipto.  Eu tive a oportunidade de trabalhar nos quatro setores.

JPNEWS: BANNER RCN NOTICIAS PATROCINADO ATUALIZADO 27.03.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O eucalipto é uma planta que precisa de bastante água para a sua produtividade, e nos últimos anos, o nível de chuva diminui bastante, isso é uma preocupação?
Germano Vieira Sim, essa é uma preocupação grande. Nos últimos anos tivemos uma redução de chuva em Mato Grosso do Sul, e consequentemente, uma redução na produtividade. Com isso, tem incidência de praga que um cuidado maior, e que pbriga as empresas ficarem mais atentas.

Toda indústria de celulose precisa ter sua grande matéria prima próximo a fábrica. Qual o raio ideal da floresta até a fábrica?
Germano Vieira O custo do frete, do transporte da madeira, é extremamente caro para o setor florestal, varia de 30% a 40% do custo da madeira/fábrica. É por isso que temos uma logística forte em estradas, não podemos perder dinheiro, tem que otimizar bem isso.  Quanto a distância média da floresta até a indústria para uma fábrica como a Eldorado, que produz um milhão e setecentos mil toneladas por ano, a distância ideal seria 60 quilômetros. Quando dobrar a fábrica, que chegar a produzir 4 milhões toneladas, vai para 100 a 110 quilômetros.  

A Eldorado utilizou muitas terras arrendadas para produzir eucalipto. Agora, estamos vendo também anúncio para a compra de áreas. Além disso, a empresa está propondo agora, contrato de parceria. Essa é a tendencia ou não tem nada definido?
Germano Vieira O modelo de negócio, arrendamento ou parceria, fica muito a critério do produtor.  Hoje, o produtor prefere arrendamento. Na área da Eldorado, 70% é arrendamento e 30% é parceria. Desde o começo isso ficou muito claro, isso é aberto entre as partes. A ideia inicial é remunerar a mais a terra do proprietário em relação ao que está sendo.

E qual foi o desafio em relação a mão de obra da Eldorado desde quando chegou a Três Lagoas?
Germano Vieira O setor florestal consome bastante mão de obra, apesar de estar hoje mecanizado, mesmo assim, consome muita mão de obra. Isso cresceu na região, mas ainda é aquém do que precisamos. Se aumenta muito a produção, é preciso trazer mão de obra de fora. Mas, acredito que toda essa região de Três Lagoas e Agua Clara, será importante  para dar suporte a essas indústrias que estão chegando. 

A tecnologia chegou no agronegócio e na Eldorado, que tipo de tecnologia chegou?
Germano Vieira A tecnologia chegou no agronegócio inteiro e também na Eldorado. Temos hoje um conhecimento da planta e da interação dela com o ambiente, isso é muito grande e medido. Temos avaliação diária das da árvores. A Eldorado tem equipamento de medição, de marcador molecular de todas as árvores. Temos um trabalho muito grande de identificação de todas as árvores e temos o DNA de cada clone. Na área de nutrição junto com clima, temos muitos equipamentos que usamos para isso, bem como na medição de árvores e setor de imagens, usamos muita tecnologia. E toda essa tecnologia está em Três Lagoas que nos últimos dez anos cresceu quatro vezes a área plantada. Com isso, veio toda essa tecnologia, empresas se instalaram na cidade.

A Eldorado vai sair de 250 mil hectares para cerca de 400 mil com a segunda linha?
Germano Vieira Isso, com a segunda linha vamos consumir cerca de 400 mil hectares de florestas. Uma área bastante relevante.

Ainda existe uma grande demanda de celulose no mundo?
Germano Vieira A demanda é grande e está se adaptando aos novos costumes mundiais. Por exemplo, o consumo de celulose para a fabricação de papel de imprimir e escrever, caiu, mas em contrapartida, aumenta a produção de celulose parta fabricação de papel higiênico, toalha, fralda descartável, entre outros produtos, além de embalagens. A celulose está em contínuo crescimento no mundo.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas