Rádios On-line
9197
TRêS LAGOAS

Com 5 casos suspeitos e 1 confirmado, campanha contra sarampo é intensificada

Dia D da campanha será neste sábado com vacinação em todos os postos de saúde

16 OUT 2019 - 13h:24Por Ana Cristina Santos

Três Lagoas registrou neste ano cinco casos suspeitos de sarampo e um caso confirmado. Os casos notificados ainda aguardam resultado, o confirmado foi em um homem de 52 anos, registrado no mês passado.

 A campanha de vacinação contra a doença teve início dia 7 deste mês. O dia “D” será neste sábado (19), quando todas as unidades de saúde estarão funcionando das 8h às 17h.

De acordo com a coordenadora do Setor de Imunização da Secretaria de Saúde, Humberta Azambuja, o público prioritário nessa etapa é crianças de seis meses a cinco anos incompletos. Em Três Lagoas, segundo estimativas do Ministério da Saúde, são 7.482 crianças nessa faixa etária. A campanha para esse público encerra dia 25 deste mês.

Para os adultos,  de 20 a 29 anos, a campanha será de 18 a 30 de novembro. De acordo com a coordenadora, essas pessoas precisam tomar duas doses que devem ser comprovadas na caderneta de vacinação. Dos 30 aos 49 anos, as pessoas devem tomar apenas uma dose da vacina.

Além do sarampo,  a vacina tríplice viral também protege contra caxumba e rubéola. De acordo com o Ministério da Saúde  somente neste ano  já foram confirmados  mais de cinco mil casos de sarampo no Brasil. 

O sarampo é uma doença infecciosa por um vírus altamente contagioso. Alguns dos sintomas são manchas no corpo e no rosto, coceira, conjuntivite, febre, tosse persistente e Infecção no ouvido.

Deixe seu Comentário

TVC Canal 13