Rádios On-line
ALERTA!

Com 605 notificações de dengue, chuva em Três Lagoas gera alerta

Município encerrou 2017 como a segunda cidade de Mato Grosso do Sul com mais registros da doença

4 JAN 2018 - 06h:45Por Kelly Martins

As constantes chuvas nos últimos dias, em Três Lagoas, geram alertam para casos de dengue e a proliferação do mosquito Aedes aegypti, que também transmite chikungunya e zika vírus. Isso porque de janeiro a dezembro do ano passado 605 casos suspeitos de dengue foram notificados, no município, e a metade confirmado, segundo a Secretaria Estadual de Saúde.

Três Lagoas encerrou 2017 como a segunda cidade de Mato Grosso do Sul com mais notificações da doença. Perde apenas para Campo Grande, que registrou 2.416 caos suspeitos. No entanto, o último Índice Rápido do Aedes Aegypti (LIRAa) realizado na cidade apontou 0,5% de infestação do mosquito. O dado foi considerado satisfatório, segundo os critérios do Ministério da Saúde, pois ficou abaixo de 1%. É considerada situação de alerta quando está no intervalo entre 1% e 3,9% e indica risco de surto quando é igual ou superior a 4%.

A preocupação no início de 2018 é com a chuva, período que contribui para o aumento no número de casos de dengue e que requer conscientização dos moradores. Alguns cuidados diários são importantes para evitar o acúmulo de água, em vasos, pneus velhos, terrenos baldios, por exemplo.

Dado do setor de Endemias aponta que 84% dos criadouros do mosquito estão em imóveis. A Secretaria Municipal de Saúde informou que tem intensificado as ações de combate à proliferação do Aedes. 

Deixe seu Comentário