Definir Três Lagoas como sua cidade padrão?

Sim Não
Rádios On-line
8358
SEBRAE SEMANA DE CRÉDITO
OPORTUNIDADE

Com inscrições abertas, Três Lagoas aplica ‘provão’ para quem não concluiu estudos

Isento de taxa de inscrição, prova ocorre no dia 22 de outubro

7 AGO 2017 - 14h:42Por Tatiane Simon

Está aberto o período de inscrições para a prova Encceja, que certifica aqueles que não puderam, por algum motivo, concluir os estudos de Ensino Fundamental e Médio na idade apropriada têm, agora, a chance de conquistar o certificado e ingressar em uma faculdade. As inscrições seguem até o dia 18 de agosto e não tem nenhum custo. Interessados podem realizar a inscrição neste link.

O exame pode ser realizado para solicitar a certificação no nível de conclusão do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. A prova é destinada ao público com no mínimo 15 (quinze) anos completos na data da prova para o Ensino Fundamental. Já para o Ensino Médio, os interessados podem solicitar a certificação desde que tenham no mínimo 18 (dezoito) anos completos na data da prova.

Isso por meio do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) que é uma prova elaborada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep)  gratuita e de participação voluntária ofertado aos jovens e adultos residentes no Brasil e no exterior.

O exame será aplicado no dia oito de outubro em todo o país; em Mato Grosso do Sul, dos 79 municípios, 21 aplicarão a prova, incluindo Três Lagoas, no dia 22 de outubro.

Até o ano passado, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) era usado como forma de conseguir o diploma da educação básica – o candidato com pelo menos 18 anos que tirasse no mínimo 450 pontos nas provas objetivas e 500 pontos na redação conseguia obter o certificado. Desde a mudança no exame, anunciada no início desse ano, ele perdeu essa função.

Certificação e Declaração de Proficiência do Encceja

a) Para o Ensino Fundamental:

Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e uma proposta de Redação;

Matemática;

Historia e Geografia;

Ciências Naturais.

b) Para o Ensino Médio (apenas para os brasileiros residentes no exterior

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e uma proposta de Redação;

Matemática e suas Tecnologias;

Ciências Humanas e suas Tecnologias;

Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

As áreas do conhecimento foram estabelecidas a partir do currículo da Base Nacional Comum, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN's).

A emissão dos Documentos Certificadores (Certificado e Declaração de Proficiência) é responsabilidade das Secretarias Estaduais de Educação que firmaram com o Inep o Termo de Adesão ao Encceja Nacional, disponível no Anexo do Edital do Exame.

O participante poderá solicitar o aproveitamento dos resultados de uma ou mais áreas de conhecimento avaliadas em quaisquer edições anteriores do Encceja, do Encceja Exterior e  do Enem, desde que estejam dentro dos critérios estabelecidos nos Editais.

Deixe seu Comentário

TVC Canal 13

Ver Todos os Programas da TVC
Dá Negócio
6651