RÁDIOS
Três Lagoas, 26 de abril

Comandante do CMO exalta papel constitucional das Forças Armadas

General José Luiz Dias Freitas falou também sobre o caráter democrático das manifestações de oficiais publicadas no Twitter

Por Ronie Cruz
21/04/2018 • 10h08
Compartilhar

O comandante do Comando Militar do Oeste (CMO), general José Luiz Dias Freitas, disse à CBN Campo Grande 93,7 MHz que o Exército “tem papel fundamental” em momentos conturbados, mas sempre dentro do que prevê a Constituição e de forma democrática. A entrevista foi concedida na quinta-feira (19), Dia do Exército.

O comandante acredita que a presença do Exército no “imaginário do cidadão” deve-se ao trabalho intenso realizado a nível nacional pela instituição, como por exemplo no apoio aos venezuelanos que estão em Roraima. “O Exército é a instituição com maior capilaridade, isto é, maior presença em quase todos os locais do país. Nós fazemos parte da sociedade, o soldado é o cidadão fardado. E essa percepção está cada vez mais presente no imaginário do povo brasileiro. Tanto que o Exército está sendo reconhecido como uma das instituições mais confiáveis”, ressaltou o comandante.

Freitas comentou a recente manifestação do general Eduardo Villas Bôas, que afirmou em uma rede social no dia 3, na véspera do julgamento do habeas corpus do ex-presidente Lula, que repudia a impunidade. A declaração chegou a ser interpretada como uma tentativa de interferência na decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). Na opinião do general, o comentário significou um chamamento da sociedade à conciliação.

JPNEWS: BANNER RCN NOTICIAS PATROCINADO ATUALIZADO 27.03.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Nós atendemos desde distribuição de água até operação de força. Então é com esse intuito de que dessa instituição que é chamada para atender a quase tudo que nosso comandante se posiciona dizendo que estamos em um momento de polarização e que precisamos de equilíbrio. Então essa instituição que é chamada a todo momento faz um chamamento do povo brasileiro para a concórdia, para o equilíbrio e para a conciliação”, disse acrescentando que o Exército conserva-se no papel de atuar constitucionalmente.

Segundo uma pesquisa do instituto Datafolha, a maior parte da população acredita que os militares têm direito de opinar publicamente sobre política. Sessenta e um por cento dos entrevistados apoiaram as manifestações, 33 % são contra e outros 6% não opinaram, conforme o estudo.

O comandante também ressaltou o trabalho desenvolvido pelo Exército na faixa de fronteira em Mato Grosso do Sul com as operações que visam reforçar a soberania nacional. “Nós temos tropas na faixa de fronteira ao longo de 2.700 quilômetros de extensão trabalhando 24h por dia, sete dias por semana.”

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas