RÁDIOS
Três Lagoas, 25 de abril

Começaram as matrículas digitais nas escolas

A vantagem do sistema de matrícula digital é o acesso democrático às vagas que são oferecidas

Por Redação
05/12/2008 • 07h00
Compartilhar

Começaram ontem (4) as matrículas digitais nas escolas da Rede Estadual de Ensino dos municípios do interior. A novidade deste ano é que a matrícula deverá ser feita pela internet, no site www.sed.ms.gov.br ou www.matriculadigital.ms.gov.br, seguindo as orientações.
Esse sistema foi implantado há pouco mais de um mês em Três Lagoas, Aquidauana, Anastácio, Corumbá, Ladário, Ponta Porã, Naviraí e Nova Andradina.
Por enquanto, o mesmo sistema de matrícula digital, além desses municípios, funciona também em Campo Grande, Dourados e Corumbá. No ano que vem, em 2009, segundo anunciou a Secretaria Estadual de Educação (SED), o sistema da matrícula digital estará instalado em mais de 50% dos municípios do Estado.
Esta primeira fase é reservada aos alunos que já estudam em escola estadual. Eles têm prazo até dia 6 de janeiro para confirmarem sua permanência na escola em que estudam ou requerer a transferência para outra unidade escolar da rede estadual de ensino.
A partir do dia 15, os pais devem dirigir-se à escola onde seu filho estudou em 2008 para confirmar essa permanência e a matrícula para o próximo ano letivo.
A segunda etapa da matrícula, a partir do dia 6 de janeiro, é para os novos alunos. Com o novo sistema de matrícula digitalizada, a SED passa a ter acesso aos dados de cada escola e o número de vagas existentes em cada unidade.
Nesse processo de matrícula digital, o candidato interessado em estudar na rede estadual deverá preencher um cadastro, via internet, conforme as duas opções dos sites acima.
O acesso poderá ser efetuado em qualquer computador interligado à Internet. O aluno que não tiver computador em casa, poderá dirigir-se à própria escola ou ao Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE), na esquina das avenidas Capitão Olyntho Mancini e Antônio Trajano dos Santos, no centro, e ali efetuar a sua matrícula digital.
Ao efetuar o preenchimento do cadastro, o próprio sistema indicará a possibilidade de vaga, em uma escola do Estado, mais próxima da residência do aluno.
A vantagem do sistema de matrícula digital “é o acesso democrático às vagas que são oferecidas”, comentava um técnico da SED, sem a necessidade de se formarem as antigas filas em frente às escolas, neste período do ano. Além de facilitar ao aluno a escola da escola, o sistema utiliza critérios uniformes de distribuição, oferece informações para planejamento da rede de ensino e evita que os pais tenham que percorrer as escolas em busca de vaga para o seu filho. (C.A.)

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas