RÁDIOS
Três Lagoas, 19 de abril

Condutor que não respeitar faixa de pedestre pode ser multado

Deptran e PM estão realizando blitzes em diversos pontos da cidade

Por Arthur Freire/JP
05/06/2013 • 09h06
Compartilhar

Agentes do Departamento Municipal de Trânsito (Deptran), em parceria com a Polícia Militar de Três Lagoas, estão autuando os motoristas que não respeitam as faixas de pedestres. A operação foi iniciada há 15 dias, porém, anteriormente a essa medida, os profissionais desenvolveram campanha educativa por mais de seis meses. A multa para essa infração varia de média à gravíssima – o condutor acumula de 3 a 7 pontos na carteira -, com valores entre R$ 85,12 e R$ 191,53. O número de autuações neste início de campanha ainda não foi contabilizado pelo departamento.

De acordo com Creuza Ramos, responsável pelo setor de Educação no Trânsito do Deptran, o trabalho tem como meta oferecer segurança aos pedestres ao atravessarem as ruas e avenidas. A orientação é que o transeunte, ao cruzar uma rua onde não houver semáforos, sinalize com o braço a intenção de atravessar a via pela faixa. Já nos locais onde existe semáforo, a dica é aguardar o sinal vermelho para os motoristas e, consequentemente, verde para pedestre.

Porém, segundo Creuza, neste curto período de fiscalização, foi possível perceber que a maioria dos condutores três-lagoenses ainda não está preparada para respeitar o direito dos pedestres. “Nessa semana, fui vítima da irresponsabilidade de dois motociclistas que não respeitaram a faixa de pedestre enquanto eu cruzava a Avenida Clodoaldo Garcia. Acredito que a conscientização por aqui ainda leve algum tempo”, desabafou.

FAIXA ELEVADA
Nesta semana, o Departamento de Infraestrutura implantou ao lado da Escola Estadual Afonso Pena e em frente ao Centro de Educação Infantil (CEI), Clementina Carrato, a segunda faixa elevada no município. A primeira delas foi construída em frente à Escola Estadual Dom Aquino Corrêa, na Avenida Clodoaldo Garcia, no fim do mês de abril deste ano. 

Ambos os pontos foram escolhidos com base no fluxo de pessoas e também no tráfego de veículos. Foram priorizados os alunos que transitam nas proximidades das duas escolas. 

Conforme Creuza, a previsão é de que, em breve, a terceira faixa seja implantada. O ponto a ser instalada a próxima faixa elevada está em estudo. “A ideia é oferecer o máximo de segurança para o trânsito três-lagoense”, informou.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas