Rádios On-line
SMARTPHONES

Confira 3 tipos de aplicativos para não baixar!

Apps prometem funções já existentes ou até mesmo dinheiro e podem ser armadilha

9 JUN 2021 - 11h:15Por Redação

Apps que prometem limpar a memória do celular
Há uma grande oferta de aplicativos que prometem liberar a memória do celular, o que atrai usuários novos, inexperientes ou desinformados, com a promessa de tornar o aparelho mais rápido. Acontece que em geral, esses programas não trazem novidade nenhuma e contam apenas com soluções genéricas o que acaba atrapalhando ainda mais o desempenho.

Então, em vez de instalar estes softwares “milagrosos”, o mais correto é você mesmo fazer a limpeza da memória do seu dispositivo. Uma da maneiras simples de otimizar o funcionamento é excluir os apps pouco usados, outra forma é limpar o cache dos aplicativos e salvar arquivos na nuvem. Todas essas funções podem ser feitas aproveitando ferramentas do próprio sistema, sem precisar se expor a riscos desnecessários.

Antivirus desconhecidos
Instalar antivírus no celular é uma prática que divide opiniões. Enquanto uns defendem o uso dos programas de segurança, buscando maior proteção contra os perigos online ou em caso de roubo do smartphone, outros acreditam que o próprio sistema operacional dá conta do recado.

Se você prefere não abrir mão desta proteção extra, então precisa ter cuidado ao escolher um antivírus que irá baixar, evitando versões de desenvolvedores desconhecidos. Geralmente estes softwares coletam muitos dados do usuário e não explicam o que fazem com eles, podendo esconder diversas armadilhas disfarçadas de proteção.

Apps de lanterna e outros recursos nativos
Apesar de a maior parte dos smartphones já virem de fábrica com a função lanterna disponível, muitas pessoas acabam baixando apps de terceiros que fazem a mesma coisa. Isso também se aplica para o teclado, gravador de voz, e diversos outros recursos que acabam vindo em aplicativos recheados de anúncios e com permissões invasivas.

E pra piorar, muitos desses aplicativos exigem acesso a sua lista de contatos, localização e outros dados, o que coloca sua privacidade em risco. Isso sem contar com a parte do armazenamento que será ocupada desnecessariamente, uma vez que o telefone já possui tais funcionalidades instaladas de fábrica. (informações Tecmundo)

Deixe seu Comentário