RÁDIOS
Três Lagoas, 25 de abril

Confira o que é permitido e proibido no final de semana das eleições

O JPNews separou o que pode e o que não pode ser feito hoje

Por Tatiane Simon
07/10/2018 • 12h24
Compartilhar

Uma série de regras e legislações para eleitores, mesários e candidatos, estabelecidas pelo tribunal superior eleitoral (TSE) estão valendo e merece atenção. No primeiro turno das eleições neste domingo (7) há uma série de restrições que devemos estar atentos sob pena de cometermos crimes eleitorais. O JPNews separou o que pode e o que não pode ser feito hoje. Confira:

Permitido

Para os eleitores, é permitida a manifestação individual e silenciosa de apoio a um partido ou candidato; o eleitor com algum tipo de deficiência ou mobilidade reduzida poderá contar com o auxílio de pessoa de sua confiança na cabine de votação. Aliás, esse direito é válido mesmo que esse eleitor não tenha feito o pedido antecipadamente a um juiz eleitoral. É permitido que os comércios funcionem no domingo de eleição, desde que permitam aos funcionários exercer o direito ao voto.

JPNEWS: BANNER RCN NOTICIAS PATROCINADO ATUALIZADO 27.03.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Proibido

É proibido que o eleitor leve para a urna aparelho celular. A cola, para consulta dos 6 candidatos do eleitor, precisa ser impressa e preencha com os dados de seus candidatos. O Tribunal Superior Eleitoral lembra que fazer boca de urna no dia da eleição é crime. e embora a manifestação individual seja liberada, até às 17h são proibidas as aglomerações de pessoas com roupas, bandeiras, broches e adesivos que simbolizem apoio a candidato ou partido político.

 

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas