Rádios On-line

Confirmado primeiro caso de gripe A em Três Lagoas

Paciente é um homem de 34 anos, morador do Jardim Progresso

17 MAI 2013 - 08h:46Por Redação

O primeiro caso de gripe influenza A (H1N1) registrado nesse ano, em Três Lagoas, foi confirmado ontem pela Secretaria Municipal de Saúde. O paciente é um homem de 34 anos, morador do Jardim Progresso. Segundo a diretora do Departamento de Vigilância e Saúde, Neide Yuki, o homem já foi tratado e passa bem.

O paciente, de acordo com Neide, teria contraído o vírus no final do mês passado. Os resultados dos exames confirmaram que ele contraiu a gripe H1N1, conhecida como gripe suína. O município aguarda ainda o resultado de exames de uma criança, que estaria com suspeitas de ter contraído também o vírus.

De acordo com a diretora, nesse ano não foi registrado nenhum óbito por causa do vírus H1N1no município.  A Secretaria de Saúde registrou nove casos notificados, sete descartados laboratorialmente e um no aguardo do resultado. Em 2012, foram notificados 17 casos suspeitos da doença e um caso confirmado em uma criança de um mês, residente em Bodoquena, e que veio visitar a avó em Três Lagoas.

Neide informou que o município ainda não atingiu a Campanha de Vacinação contra o vírus H1N1. Por isso, a campanha foi prorrogada por mais alguns dias. “Por isso pedimos que a população priorizada procure as unidades da saúde para tomar a vacina. A vacinação é a principal intervenção preventiva em saúde publica para a Influenza H1N1, que é uma doença respiratória infecciosa de origem viral que pode levar á complicações grave e ao óbito, especialmente nos grupos de alto risco (criança menor de 2 anos de idade, gestantes, puérperas e portadores de doenças crônicas)”, ressaltou.

Deixe seu Comentário

TVC Canal 13