RÁDIOS
Três Lagoas, 24 de abril

Construir ou comprar uma casa pronta? O que é mais vantajoso?

Especialistas falam em economia e apontam a possibilidade de escolher materiais, além do prazer de realizar o sonho da família

Por Valdecir Cremon
20/05/2018 • 10h00
Compartilhar

Construir uma casa “do chão” ou comprar uma construída, novinha,  pronta pra morar? Essa não é uma dúvida nova nem apenas de quem sonha em ter um imóvel próprio. Até mesmo quem tem experiência em obras costuma avaliar o setor da construção civil debate qual a melhor escolha. O diferencial, que geralmente leva a todos a concluir pela opção de construir é o fator localização do terreno e possibilidade de transformar a obra em negócio lucrativo, além da segurança de condomínios.

Então, por que há dúvidas? O que pesa, dizem especialistas, é a viabilidade de valorização do imóvel. “Um terreno bem localizado, em um condomínio, por exemplo, é o diferencial para quem quer erguer a casa da planta. Isso é tão importante quanto a economia com a eliminação do lucro de quem construiu um imóvel pronto e pela possibilidade de economizar na compra de materiais, através de pesquisas de preços”, diz Luiz Carlos Daniel, construtor com 21 anos de profissão. 

O educador financeiro Reinaldo Domingos não tem dúvidas. Construir é, segundo ele, a chance de economizar em todos os aspectos. Mas, principalmente, com acréscimo da possibilidade de “comandar a obra” em cada etapa e saber exatamente o que está sendo feito - uma das muitas dúvidas permanentes na cabeça de quem compra obra pronta.

SEGURANÇA
Um fator destacado por Eulálio Siqueira Mattos, construtor experiente em obras residenciais, é a segurança. “Você pode ter até ter uma boa construção, sólida e com bom acabamento, mas se não tiver segurança será desvalorizada”, afirma.

Por isso, indica a preferência por condomínios. “Quando a pessoa tem a possibilidade de erguer a própria casa, saber exatamente quais os materiais usados - isso inclui elétrica e hidráulica - e ainda em um condomínio fechado e com infraestrutura, eu digo que se trata da obra ideal”, afirma. 
Para o construtor, obras em condomínios ainda oferecem mais conforto e valorização. “Sem dúvida. Uma casa dentro de um condomínio é muito mais segura, mais valorizada comercialmente”, afirma, ressaltando a necessidade de áreas de lazer e mobilidade.  

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas