RÁDIOS
Três Lagoas, 19 de abril

Corpo de Bombeiros ganha viatura para auxiliar no combate às queimadas

Três Lagoas já registrou 90 casos de incêndio, somente neste ano

Por Kelly Martins
24/05/2017 • 09h04
Compartilhar

Para auxiliar no combate às queimadas urbanas, o 5º Grupamento de Bombeiros Militar de Três Lagoas vai receber um caminhão de combate a incêndio, conhecido como Auto Bomba Tanque (ABT). A nova viatura deverá ser enviada na próxima semana pelo governo do estado e o Batalhão passará a contar com dois veículos deste tipo.

Nos quatro primeiros meses de 2017, o Corpo de Bombeiros registrou 90 casos de fogo em vegetação no município. O número representa 22,5 casos por mês neste ano. A dificuldade dos bombeiros no combate aos focos de incêndio é grande, já que atualmente há apenas um veículo para o serviço.

De acordo com o tenente do 5° Grupamento, Waldevino Pinheiro, as equipes contam com o apoio de um caminhão pipa para apagar as chamas. Por isso, é preciso cuidado, pois a quantidade de ocorrências está tem crescido gradativamente. Foram 21 casos em fevereiro, 24 em março e 32 em abril. Os focos de incêndio tendem a aumentar nos períodos de estiagem e qualquer descuido pode causar um incêndio grave. 

JPNEWS: BANNER RCN NOTICIAS PATROCINADO ATUALIZADO 27.03.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O alerta fica também para dos proprietários de terrenos baldios: atear fogo nessas áreas é crime. A dica é manter essas áreas limpas. Uma queima nunca pode substituir as capinadas periódicas para a retirada de vegetação e lixo. Nos acampamentos de passeio ou pescaria, ao acender fogueiras, é necessário remover todas as folhas secas e fazer um círculo com pedras ou mesmo terra ao redor do fogo.

O governador Reinaldo Azambuja entregou, nesta terça-feira (23), 21 viaturas para o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul. São 10 ABT’s (Auto Bomba Tanque – caminhão de combate a incêndio); seis ABSR (Auto Busca Salvamento e Resgate); uma ABR com guincho (Auto Bomba Rápido – caminhonete) e quatro UR’s (Unidade de Resgate – ambulância).

Além de Três Lagoas, Campo Grande, Nova Alvorada do Sul, Ivinhema, Ponta Porã, Chapadão do Sul, Aquidauana, Jardim, Nova Andradina, Coxim, Aparecida do Taboado, Amambai, Paranaíba, Mundo Novo, Maracaju e Costa Rica também serão beneficiadas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas