Rádios On-line
DATERRA QUER ALUGAR MOBILE
PROGRAMA COLMEIAS

Costa Leste produz 170 toneladas de mel

Produção de mel bate recorde e região Leste é responsável por 15% de toda produção estadual

25 MAI 2020 - 13h:00Por Ana Cristina Santos

A Região Costa Leste de Mato Grosso do Sul é responsável por 15% de toda produção de mel no Estado. Na última safra, os produtores atingiram a marca de 170 toneladas de mel.

Em 2009, segundo levantamento do IBGE, os municípios de Três Lagoas, Brasilândia, Selvíria, Água Clara e Santa Rita do Pardo haviam produzidos, juntos, 7,3 toneladas de mel. Em 2018, o volume saltou para 107,7 toneladas de mel. Agora, a produção bateu recorde, chegando a 170 toneladas. Em dez anos, o crescimento foi de 2.228%.

A região da Costa Leste tem cerca de 170 apicultores, o que corresponde a 19,5% do total de produtores de mel em Mato Grosso do Sul, que totaliza 870, segundo dados da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegeta (Iagro).

A produção de mel nos municípios da Costa Leste ocorre por meio do Programa Colmeias, desenvolvido pela empresa de celulose Suzano, que tem o objetivo de fortalecer e contribuir com os apicultores.

Atualmente, são cerca de sete mil colmeias instaladas nas florestas plantadas da Suzano. A produtividade registrada entre os apicultores apoiados pelo programa, segundo a empresa, foi de 34,65 quilos por colmeia, 65% a mais que a média nacional, 21 quilos. No ano passado, somente os produtores apoiados pelo programa obtiveram uma produção de 117 toneladas de mel, o que corresponde a uma receita estimada em R$ 500 mil.

“Sempre houve produção de mel no município, mas o salto que tivemos com a chegada da Suzano e as florestas de eucalipto foi, de fato, muito expressivo. Com a parceria do Programa Colmeias conseguimos nos organizar, trabalhar de forma unida e com apoio técnico. Essas foram as principais conquistas proporcionadas pelo programa”, destacou Noel Lima de Araújo, presidente da Associação Regional de Apicultores da Costa Leste (Unileste).

 

 

Deixe seu Comentário

TVC Canal 13