Rádios On-line

Cresce a procura por vagas e seguro-desemprego

Nos últimos meses, o número de entradas no benefício saltou de 1.400 para 1.900

26 FEV 2013 - 08h:01Por Arthur Freire/JP

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) implantou, no ano passado, algumas mudanças no seguro-desemprego. Uma delas prevê que o trabalhador não pode receber o benefício antes de uma tentativa de recolocação no mercado. A outra é oferecer curso de qualificação via Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). As novas regras visam diminuir o volume de entrada no seguro-desemprego. Porém, mesmo com essas alterações, em Três Lagoas, o índice de pessoas que recorrem ao benefício aumentou 35,7%, nos dois últimos meses.

De acordo com informações do Centro Integrado de Atendimento ao Trabalhador (Ciat), foram registrados no órgão cerca de 1.900 requerimentos no mês de janeiro, contra 1.400 em dezembro do ano passado. Segundo o coordenador do Ciat, Ivan Alkmim, neste mês o número será igual ou superior a janeiro. Vale ressaltar que o Ciat atende também a trabalhadores de Água Clara, Brasilândia, Selvíria, entre outras cidades.

O motivo, segundo Alkmim, da grande dispensa de trabalhadores está relacionado ao fim das obras, das empresas terceirizadas, no município. Portanto, o coordenador do Ciat acredita que a área da construção civil ainda vai ficar aquecida. “Na cidade há um grande número de condomínios em edificação”, explicou. E ressaltou: “a demanda na área de prestação de serviço também está crescendo”, disse.

Entretanto, Alkmim frisou que Três Lagoas, neste ano, vive um período inverso a 2012, quando havia mais oferta do que procura. Hoje, a média de oferta na agência de emprego está em torno de 50 vagas por semana. Esse número já chegou a 120 ofertas no ano passado. 

ESTADO
No estado, a situação também se repete. De acordo com o MTE, o volume de liberações do seguro-desemprego aumentou em 20% em janeiro deste ano. Foram 12.199 requerimentos contra 10.158 no mesmo período do ano passado, em Mato Grosso do Sul.

VAGAS
Segundo dados do Ciat, nesta semana a agência de emprego tem disponível cerca de 50 vagas de trabalho para os seguintes cargos: assistente administrativo (masculino), ajudante geral, recepcionista (masculino), açougueiro, analista contábil, garçom, camareira, balconista, caixa de supermercado, auxiliar de cozinha, cozinheira, vendedor, repositor, operador de pá, empacotador, estoquista, marceneiro e ajudante de carga.

Os interessados devem procurar o Ciat  munidos de documentos pessoais. O órgão fica na rua Monir Thomé, 86 – Centro. O horário de atendimento é das 7h às 16h. Mais informações pelo telefone 3929-1934.

Deixe seu Comentário

TVC Canal 13