Rádios On-line

Crianças aprendem disciplina com aula de judô

Em parceira com a Sejuvel e Assistência social, crianças aprendem a ter disciplina através do judô

8 MAR 2013 - 08h:27Por Arthur Freire/JP

Cerca de 250 crianças participam de projeto desenvolvido pelo Centro Esportivo de Aperfeiçoamento Técnico Cultural de Três Lagoas – CEAT. O projeto é desenvolvido através de parceria entre a Secretaria Municipal de Assistência Social e Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer – Sejuvel, que compreende os projetos Bombeiros do Amanhã, Florestinha e Pelotão Mirim. Os alunos do projeto aprendem a disciplina, os princípios e a história da criação do judô. Os participantes têm idade entre 8 e 14 anos.

O instrutor é o Sensei José Ovídio Duarte da Silva, faixa preta (5º Dan), e tem uma preocupação em ensinar aos alunos princípios básicos de convívio em sociedade. “O judô nada mais é que o auxílio à família na formação dos filhos. Ser atleta ou um campeão é consequência do trabalho desenvolvido, uma vez que ajuda na criação dos filhos para que eles possam se tornar homens de verdade”. Segundo Ovídio, o praticante do judô aprende a ter disciplina e respeito.
 
O judô
O judô é uma arte marcial esportiva. Foi criado no Japão, em 1882, pelo professor de Educação Física Jigoro Kano. Ao criar esta arte marcial, Kano tinha como objetivo criar uma técnica de defesa pessoal, além de desenvolver o físico, espírito e mente. A modalidade chegou ao Brasil no ano de 1922, em pleno período da imigração japonesa. Desde sua criação o judô prima pela formação pessoal do indivíduo e prega a cidadania acima de tudo. “Aprender a viver em uma sociedade respeitando uns aos outros, aprendendo a perder e a ganhar e continuar em frente para que possa ser um cidadão de verdade”, diz o Sensei.

Competições
O judô Ceat/Sejuvel, participa no dia 16 de março do torneio inicio em Campo Grande, o torneio é classificatório para a seleção brasileira da região 5. No ano passado, três atletas do Ceat foram classificados. A equipe de Três Lagoas participa com 20 atletas e acredita que pode representar bem a cidade e conseguir uma das vagas para que o município seja representado em nível nacional.

Capoeira
No mesmo espaço do judô, acontecem também aulas de capoeira para alunos dos mesmos projetos e com as mesmas parcerias. Quem ministra as aulas é o professor Edson Ferreira da Silva, o Mestre Sapela, que faz parte do Grupo Regional Brasil. No judô, existe uma preocupação com a formação do caráter e da disciplina. Além disso, os alunos aprendem a história da capoeira e desenvolvem a coordenação motora, o companheirismo, entre outras potencialidades.

Deixe seu Comentário

TVC Canal 13