Rádios On-line

Departamento de Cultura está com inscrições abertas para cursos de música

No total, são cursos para 18 instrumentos, entre eles, equipamentos de corda, sopro, cordas com arco e percussão

8 FEV 2013 - 09h:36Por Redação

A agente administrativa Susi Garcia Felix, mãe de Gabriela, 12, busca na música uma ocupação cultural para a filha. Para isso, ela procurou o Núcleo de Música do Departamento Municipal de Cultura para inscrever a garota no curso de violão.  “Ela tem o instrumento em casa, mas falta a técnica”, informou Susi. De acordo com Cidinha Mariano, coordenadora do Núcleo de Música, Gabriela vai aprender a técnica nas aulas. 

O Núcleo de Música oferece dezoito cursos na área musical com destaque para instrumentos de corda, sopro, cordas com arco e percussão. Com o aprendizado e a prática, os alunos vão se encaixando nos grupos musicais do município como Orquestra Sinfônica, Camerata de Três Lagoas, Quinteto e Orquestra de Violeiros. Esses músicos, segundo Cidinha Mariano, apresentam-se em vários eventos culturais da cidade, entre eles no Festival de Inverno, Dia da Música, Festa do Folclore etc. “Nossos grupos recebem inúmeros convites para se apresentarem em eventos na cidade e também na região”, contou.

Para Cidinha Mariano, as exibições são de grande valia para os componentes dos grupos, ou melhor, contribuem com a fixação do aprendizado, além de elevar a autoestima dos músicos.

Segundo Vickie Vituri, diretora do departamento de Cultura, a música auxilia no desenvolvimento intelectual das crianças, jovens e idosos. “Para as pessoas em geral, a música oferece um amplo leque de benefícios. Para alguns, é um refúgio, uma forma de expressar sentimentos; para outros é um estímulo à criatividade e à socialização", descreveu.

O três-lagoense tem uma oportunidade ímpar de aproveitar os benefícios oferecidos pela música. Para isso, é só se inscrever no Núcleo de Música (detalhes no intertítulo abaixo) e aprender a tocar um ou mais instrumentos musicais. Conforme Cidinha Mariano, para participar das aulas não é necessário ter o próprio equipamento, pois o núcleo tem um amplo acervo à disposição dos alunos.

Cursos
Na área de sopro, o Núcleo de Música do Departamento Municipal de Cultura oferece curso para os seguintes instrumentos: flauta doce, flauta transversa, saxofone, trompete, trombone, tuba, trompa e clarineta. Já na área de cordas, há cursos para violão erudito, viola caipira, violão popular, baixo elétrico. Para instrumentos com arco, o interessado poderá se inscrever para estudar violino, viola de arco, violoncelo, baixo acústico. Além disso, ainda tem bateria e acordeom.

Inscrições
Para se inscrever em um dos cursos, os interessados devem procurar o Núcleo de Música de Departamento Municipal de Cultura situado no Paço Municipal Rosário Congro. São necessários documentos pessoais e comprovante de endereço. O local é aberto ao público das 7h às 13h. As inscrições vão até o próximo dia 20.

Idade
A idade para participar dos cursos varia de instrumento para instrumento. Para alguns, a idade mínima é de sete anos; outros 10, 12 e 14 anos. Não há limite de idade para se inscrever nos cursos musicais.

Deixe seu Comentário

TVC Canal 13