RÁDIOS
Três Lagoas, 27 de abril

Departamento de Cultura está com inscrições abertas para cursos de música

No total, são cursos para 18 instrumentos, entre eles, equipamentos de corda, sopro, cordas com arco e percussão

Por Redação
08/02/2013 • 09h36
Compartilhar

A agente administrativa Susi Garcia Felix, mãe de Gabriela, 12, busca na música uma ocupação cultural para a filha. Para isso, ela procurou o Núcleo de Música do Departamento Municipal de Cultura para inscrever a garota no curso de violão.  “Ela tem o instrumento em casa, mas falta a técnica”, informou Susi. De acordo com Cidinha Mariano, coordenadora do Núcleo de Música, Gabriela vai aprender a técnica nas aulas. 

O Núcleo de Música oferece dezoito cursos na área musical com destaque para instrumentos de corda, sopro, cordas com arco e percussão. Com o aprendizado e a prática, os alunos vão se encaixando nos grupos musicais do município como Orquestra Sinfônica, Camerata de Três Lagoas, Quinteto e Orquestra de Violeiros. Esses músicos, segundo Cidinha Mariano, apresentam-se em vários eventos culturais da cidade, entre eles no Festival de Inverno, Dia da Música, Festa do Folclore etc. “Nossos grupos recebem inúmeros convites para se apresentarem em eventos na cidade e também na região”, contou.

Para Cidinha Mariano, as exibições são de grande valia para os componentes dos grupos, ou melhor, contribuem com a fixação do aprendizado, além de elevar a autoestima dos músicos.

Segundo Vickie Vituri, diretora do departamento de Cultura, a música auxilia no desenvolvimento intelectual das crianças, jovens e idosos. “Para as pessoas em geral, a música oferece um amplo leque de benefícios. Para alguns, é um refúgio, uma forma de expressar sentimentos; para outros é um estímulo à criatividade e à socialização", descreveu.

O três-lagoense tem uma oportunidade ímpar de aproveitar os benefícios oferecidos pela música. Para isso, é só se inscrever no Núcleo de Música (detalhes no intertítulo abaixo) e aprender a tocar um ou mais instrumentos musicais. Conforme Cidinha Mariano, para participar das aulas não é necessário ter o próprio equipamento, pois o núcleo tem um amplo acervo à disposição dos alunos.

Cursos
Na área de sopro, o Núcleo de Música do Departamento Municipal de Cultura oferece curso para os seguintes instrumentos: flauta doce, flauta transversa, saxofone, trompete, trombone, tuba, trompa e clarineta. Já na área de cordas, há cursos para violão erudito, viola caipira, violão popular, baixo elétrico. Para instrumentos com arco, o interessado poderá se inscrever para estudar violino, viola de arco, violoncelo, baixo acústico. Além disso, ainda tem bateria e acordeom.

Inscrições
Para se inscrever em um dos cursos, os interessados devem procurar o Núcleo de Música de Departamento Municipal de Cultura situado no Paço Municipal Rosário Congro. São necessários documentos pessoais e comprovante de endereço. O local é aberto ao público das 7h às 13h. As inscrições vão até o próximo dia 20.

Idade
A idade para participar dos cursos varia de instrumento para instrumento. Para alguns, a idade mínima é de sete anos; outros 10, 12 e 14 anos. Não há limite de idade para se inscrever nos cursos musicais.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas