Rádios On-line
teste mobile
TRêS LAGOAS

Desfile na Lagoa faz secretarias realizar ‘varredura’ em busca de carrapato

Preocupação das autoridades é que o carrapato-estrela, se hospeda nas capivaras, pode transmitir doença

5 SET 2018 - 13h:06Por Ana Cristina Santos

Mais uma vez equipes da Secretaria de Saúde e do Meio Ambiente de Três Lagoas realizaram um trabalho para a captura de carrapatos no gramado da Lagoa Maior. A ação foi realizada na manhã desta quarta-feira (5).

A preocupação das autoridades é em relação ao carrapato-estrela, que se hospeda nas capivaras, que se infectado com a bactéria rickettsia rickettsii, transmite a febre maculosa. Nenhum carrapato, no entanto, foi localizado.

Conforme a diretora de vigilância em saúde e saneamento, Geórgia Medeiros, o serviço acontece em atenção ao desfile cívico em comemoração ao Dia da Independência, que será realizado nesta sexta-feira (7), na circular da Lagoa Maior.

“Estamos realizando esta ação para tranquilizar a população, já que o desfile reunirá muitas pessoas. Fizemos também um monitoramento às vésperas do aniversário da cidade, ocasião em que não houve nenhuma captura”, explicou Geórgia.

O trabalho é feito com uma esteira de feltro, onde o carrapato fica grudado. Caso algum parasita seja capturado, o material é enviado para análise em laboratório.

 “Não há motivo para preocupação, pois, assim como as outras inspeções, não identificamos nenhum carrapato. Até mesmo os animais, aparentemente, estão livres do parasita”, destacou o veterinário do Centro de Controle de Zoonoses, Hugo Nogueira.

Deixe seu Comentário