RÁDIOS
Três Lagoas, 26 de abril

Detran vai monitorar em tempo real provas práticas para habilitação

Prova para a primeira habilitação será acompanhada em tempo real por câmeras de vídeo

Por Renata Prandini
28/01/2016 • 20h13
Compartilhar

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MS) pretende monitorar em tempo real todo o processo de aplicação da prova prática para a emissão da primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

De acordo com o órgão, o processo de virtualização no processo da CNH teve início em meados de 2015, quando os exames (médico, teórico, psicológico, etc) passaram a ter biometria. As provas teóricas também começaram a ser acompanhadas virtualmente.

Já neste ano, o objetivo do Detran é instalar sistema de monitoramento por câmeras de vídeo nas pistas de aulas e provas práticas. Pelo sistema, os examinadores também deverão adotar smartphones, abolindo de vez o uso de formulários de papel.

JPNEWS: BANNER RCN NOTICIAS PATROCINADO ATUALIZADO 27.03.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O objetivo, explicou o Detran em nota, é trazer mais segurança e transparência ao processo. “Com o uso da tecnologia há mais segurança, transparência e rapidez evitando tentativas de fraudes e dando agilidade na emissão da CNH, uma vez que mostra local e horário que foi cometida a falta e os laudos são lançados diretamente no sistema, sem necessidade de emissão dos mesmos, desburocratizando e gerando também economia”, afirma Rosilda Melo, diretora de Habilitação.

TRÊS LAGOAS

Somente no ano passado, a 6ª Agência Regional de Trânsito emitiu mais de 12 mil habilitações. Estatísticas do Detran apontaram que, somente de janeiro a novembro, foram 12,5 mil CNHs emitidas de todas as categorias. A média mensal chega a ser de até 1,5 mil emissões.

Ainda segundo o Detran, a implantação do monitoramento com áudio e vídeo nos veículos para a realização da prova de percurso deve acontecer nos próximos meses. A intensão é deixar os exames aplicados para a emissão da CNH, 100% monitorados.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas