Rádios On-line
7931

Detranzinho ensina crianças a respeitar as leis de trânsito

Ao final do passeio, os bugs paravam em frente a uma faixa de pedestres

6 SET 2012 - 10h:30Por Claudio Pereira

 Apesar de a Semana Nacional de Trânsito ser comemorada entre os dias 18 e 25 de setembro, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran/MS) já iniciou as ações alusivas à data. Três Lagoas foi a primeira das oito cidades a contar com programações especiais sobre legislação. Profissionais da unidade do Detran do município e de Campo Grande ministraram palestras e promoveram encontros pedagógicos na terça-feira, primeiro dia do evento que leva o tema “Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito – 2011/2020: Não exceda a velocidade, preserve a vida”. 


Ontem, data do encerramento, além desses encontros, as crianças do 1º ao 5º ano das redes públicas e privadasdo município passearam de Min Bug na Cidade Móvel “Detranzinho”, montada no Ginásio de Esportes Profressora Cacilda Acre Rocha. Segundo Elizabet de Paula Ferreira, coordenadora de educação no trânsito do Detran de Três Lagoas, o Detranzinho simula uma minicidade com direito a órgãos públicos, casas, semáforos e placas de sinalização, além da faixa de pedestres. Mais de 1,2 mil crianças foram ao ginásio. 

Os agentes de trânsito do Departamento Municipal de Trânsito e Sistemas Viários (Deptaran), por meio de parceria entre Detran/MS e Prefeitura, atuaram como os motoristas dos alunos. Durante o percurso, eles explicavam o significado de cada placa e a importância em respeitá-las. Ao final do passeio, os bugs paravam em frente a uma faixa de pedestres. Nesse momento, monitores ensinavam às crianças a função das listas brancas e, principalmente, a importância em atravessar as ruas e avenidas da cidade através delas. 

Na opinião de Elizabet, essa ação, em especial, é a mais esperada pelas crianças. “Elas ficam encantadas com a Cidade Móvel e gravam na mente tudo que aprendem no percurso. Isso é muito importante”, explicou. Elizabet destacou que no mesmo espaço (ginásio) foram montadas mesas para jogos pedagógicos. “Os alunos puderam exercitar a memória com o apoio de monitores da AEMS, outra parceira nossa”, completou. 

A coordenadora disse ainda que o aprendizado dos estudantes é repassado para os pais e amigos. “Eles ficam tão atentos às placas de sinalização que percebem quando os pais comentem alguma infração e acabam por corrigi-los”, contou. 

SUCESSO
Edna Maria de Souza, coordenadora do Detranzinho, destacou o sucesso que a Cidade Móvel vem fazendo já há 13 anos. Desde que assumiu a coordenação, em 2008, Edna levou a ideia para mais de 50 municípios do Estado. “O nosso principal objetivo é mostrar às crianças do nosso Estado que elas podem mudar o trânsito no futuro, que atualmente está bastante violento. Elas são nossa esperança”, destacou.
 

Deixe seu Comentário

TVC Canal 13

Ver Todos os Programas da TVC
7300