RÁDIOS
Três Lagoas, 23 de abril

Dez casos suspeitos de chikungunya são descartados em Três Lagoas

Dados são do boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde, divulgados nesta terça-feira (14)

Por Kelly Martins
14/11/2017 • 11h44
Compartilhar

Dez casos suspeitos de febre chikungunya, em Três Lagoas, foram descartados pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Mato Grosso do Sul, com base em resultados de exames laboratoriais. A maioria dos pacientes é do sexo feminino e os casos foram registrados em apenas uma semana, conforme dado divulgado pelo órgão.

As notificações ocorreram entre 29 de outubro a 4 de novembro deste ano. Campo Grande é a cidade com maior número de casos confirmados no estado: 24. Já em Corumbá, 16 pessoas foram diagnosticadas com a doença. A equipe do setor da saúde municipal tem intensificado campanhas em bairros de Três Lagoas para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, como também promover a eliminação dos criadouros.

Sintomas
O órgão explica que a pessoa pode ter febre de início súbito maior que 38,5°C e dor intensa nas articulações de inicio agudo, acompanhada ou não de edemas (inchaço). Residente ou tendo visitado áreas onde estejam ocorrendo casos suspeitos até duas semanas antes do início dos sintomas ou que tenha vínculo com algum caso confirmado.
 
 Como prevenir
 - Descarte todos os objetos não utilizados que estiverem  - expostos às chuvas e podem acumular água: pneus, latas, garrafas, baldes, etc.
 - Tampe os tonéis e depósitos de água e troque diariamente a água dos bebedouros dos animais.
 - Coloque terra ou areia nos vasinhos de plantas, ou lugares que acumulem água.
 - Coloque o lixo em sacos plásticos, e mantenha a lixeira completamente tampada.
 - Tampe bem os recipientes que utiliza para acondicionar água: garrafões, jarras, taques, etc.
 - Troque a água das plantas a cada três dias.
 - Evite deslocamento para áreas onde há transmissão instalada do vírus.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas