RÁDIOS
Três Lagoas, 26 de abril

Dia ‘D’ contra sarampo é hoje em postos de saúde

Podem receber a vacina crianças e adolescentes de cinco a 19 anos de idade

Por Tatiane Simon
15/02/2020 • 08h09
Compartilhar

Este sábado é dia de levar crianças e adolescentes para vacinar. O Dia “D” de Mobilização da Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo vai imunizar quem tem de cinco a 19 anos. Todos os 16 postos de saúde de Três Lagoas vão funcionar das 8h às 17h, além do Setor de Imunização do CEM (Centro de Especialidades Médicas). 

De acordo com a coordenadora do setor, Humberta Azambuja, a campanha, até o ano passado, imunizava crianças de até cinco anos. Em 2020, o objetivo é resgatar o público mais velho que, eventualmente, não tenha recebido a segunda dose da Tríplice Viral – a vacina que imuniza contra o sarampo, caxumba e rubéola. 

Também, hoje, durante o Dia “D” será realizada a vacinação contra o HPV em meninas de nove a 14 anos e em meninos de 11 a 14 anos.

JPNEWS: BANNER RCN NOTICIAS PATROCINADO ATUALIZADO 27.03.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para receber a dose de qualquer uma das vacinas, é necessário apenas levar a carteirinha de vacinação. A vacinação é de graça.

Essa é ainda a primeira fase da campanha, que começou dia 10 e vai até o dia 13 de março.

Os adultos, de 30 a 59 anos, receberão a vacina contra o sarampo em uma segunda fase da campanha, a partir do segundo semestre deste ano.

Surto em 2019

Ano passado, o país voltou a enfrentar um surto do sarampo e uma pessoa contraiu a doença em Três Lagoas. 
O Brasil registrou 13.489 casos confirmados de sarampo em 2019 e 15 mortes, conforme o Ministério da Saúde. 

Atualmente, nove estados mantêm transmissão ativa do vírus do sarampo, sendo que, em 2020, cinco estados já confirmaram casos: São Paulo (77 casos), Rio de Janeiro (73), Paraná (27), Santa Catarina (22) e Pernambuco (3). Nenhuma morte por sarampo foi registra neste ano.

Pará, Alagoas, Minas Gerais e Rio Grande do Sul estão em monitoramento devido aos casos ocorridos em 2019. Até o momento, não há casos confirmados nestes estados, segundo a pasta.

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas