RÁDIOS
Três Lagoas, 18 de abril

Dia da Indústria: Três Lagoas é um dos principais polos industriais de MS

Indústria contribui para geração de empregos e economia do Estado

Por Ana Cristina Santos
25/05/2021 • 11h00
Compartilhar

Nesta terça-feira, 25 de maio, é comemorado o Dia Nacional da Indústria. Neste mês, o Grupo RCN de Comunicação lançou a Campanha Feito no MS!, ação que  culminou na divulgação  de uma série de reportagens e entrevistas para mostrar a força deste segmento tão importante para a economia de Mato Grosso do Sul.

Neste contexto, Três Lagoas se destaca entre as cidades do Estado, por ser município considerado um polo industrial.  Três Lagoas é uma das cidades  mais importantes na economia do Estado, e a primeira no ranking de exportações entre as cidades sul-mato-grossenses. Três Lagoas possui características físicas importantes, as quais diferem de outras cidades do Estado e país.

A posição geográfica - no encontro das malhas viárias, fluviais e ferroviárias, bem como ampla oferta de terras - são atrativos para a exploração econômica do município, o que fez com que a cidade ao longo dos anos atraísse grandes indústrias.

JPNEWS: BANNER RCN NOTICIAS PATROCINADO ATUALIZADO 27.03.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Três Lagoas tem três distritos industriais- dois estão localizados nas proximidades da Usina de Jupiá, o terceiro, às margens da BR-158, próximo a fábrica de fertilizantes da Petrobras (UFN 3). O local foi destinado para receber as empresas que, futuramente, poderão se instalar na cidade quando a UFN 3 entrar em operação. No Distrito 1 e 2, estão as indústrias de médio porte.

O terceiro grande ciclo de desenvolvimento de Três Lagoas se dá, justamente a partir de 2009, com a instalação das fábricas de celulose . Três Lagoas tem três unidades de celulose e uma de papel.   Duas indústrias de celulose pertencem a Suzano e uma a Eldorado Brasil, e a Internacional Paper detém uma fábrica de papel. Juntas, as três unidades de celulose geram mais de 10 mil empregos diretos e indiretos.

Para atrair indústrias para MS, o governo estadual e as prefeituras oferecem incentivos fiscais, mas não é só isso que atrai os investidores, a questão logística é muito importante também, segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruk.

DATA

O dia 25 de maio  celebra o setor da economia de maior representação do País, a Indústria. O Brasil começou seu processo de industrialização somente a partir do governo do presidente Getúlio Vargas. Mas foi na gestão do presidente  Juscelino Kubitschek que  as indústrias estrangeiras começaram a se instalar no Brasil, fazendo com que a economia do país deslanchasse.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas