RÁDIOS
Três Lagoas, 26 de abril

Dia dos Pais deve movimentar R$ 6,2 milhões em Três Lagoas

Em média, três-lagoenses gastarão R$ 100 com presentes; R$ 50 a menos para presentear as mães

Por Cláudio Pereira
02/08/2012 • 13h58
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 O Dia dos Pais, comemorado no segundo domingo deste mês, deverá injetar R$ 6,2 milhões no comércio de Três Lagoas. Segundo pesquisa de intenção de compra, elaborada pela Federação do Comércio de Mato Grosso do Sul (Fecomércio-MS), o resultado equivale a um aumento considerável se comparado ao ano passado. Em 2011, a Fecomércio previu o aquecimento em R$ 4,7 milhões no mês de agosto, por conta do Dia dos Pais, em Três Lagoas.Comparados com este ano, o consumo para a data aumentou em R$ 1,5 milhão.

Além disso, o investimento médio do três-lagoense também aumentou. Neste ano, o três-lagoense deverá gastar cerca de R$ 105 com presentes para os pais, enquanto que, em 2011, a média de gastos era de R$ 85. Entre os entrevistados, 36,3% disseram que pretendem gastar de R$ 50 a R$ 100, outros 32,8% informaram que pretendem gastar de R$ 100 a R$ 200 e 12,9% declararam que irão gastar de R$ 200 a R$ 300.

Entretanto, o resultado comprova um fato já sentido por muitos: na hora de escolher presentes para os pais, o valor é um pouco menor comparado ao adquirido para as mães. Na pesquisa de intenção de compra para o Dia das Mães, em maio, os três-lagoenses investiram, em média, R$ 150 nos presentes. Naquela data, o comércio teve aquecimento de R$ 9 milhões; R$ 3 milhões a mais da estimativa desta pesquisa.

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FAMILIARES

Entre os entrevistados para a pesquisa, 48% disseram que presentearão os pais, 20% declararam que irão comprar presente para os maridos, 16% para os sogros e 4% para o namorado. Além disso, 12% alegaram que presentearão outras pessoas com caráter paternal. A Fecomércio estima que quase 91% da população economicamente ativa de Três Lagoas – estimada em 65 mil habitantes – deverá ir às compras nessa data comemorativa. A maioria deles, 67,2%, deverá investir em um único presente. Outros 21,9% irão comprar até dois presentes e 10%, de três a cinco presentes.

Entre as principais escolhas dos filhos na hora de presentear, estão: roupas (24,2% da preferência), perfumes (12,7%), CD/DVD (11,1%), carteiras (7,3%) e calçados (6,7%). Entretanto, a pesquisa mostrou ainda que a opção dos filhos nem sempre está de acordo com as preferências dos pais. Quando entrevistados sobre o que querem ganhar no dia deles, a maioria dos pais, 18%, informou que prefere perfumes de presente; 9,9% declararam que preferem calçados e 9,9% roupas. Itens como câmeras digitais, celulares e relógios tiveram 7% da preferência, cada. Nesses dois quesitos – qual presente você vai comprar e qual gostaria de ganhar – cada entrevistado pode escolher até três opções.

Mas, para os filhos que já escolheram roupas como presente. A pesquisa apontou que os pais preferem bermudas (15,9% dos entrevistados), camisas (15,9%) e calças (14%).

A COMPRA

Ainda segundo a Fecomércio, os maiores beneficiados com o Dia dos Pais em Três Lagoas são os lojistas da área central. Mais de 80% dos entrevistados disseram que comprarão os presentes no centro comercial da cidade. Em segundo lugar como opção de compra, está a internet, com 6,5% da preferência. Além disso, os comerciantes têm um motivo a mais para ficar tranquilos: a forma de pagamento. Cerca de 60% dos entrevistados informaram que pretendem pagar as compras à vista, em dinheiro, ou no cartão de débito. Além deles, 27% irão utilizar o cartão de crédito. O talão de cheques não é citado como opção pelos compradores.

Em Três Lagoas, a Associação Comercial e Empresarial (ACE) informou que não haverá campanha alusiva à data comemorativa.  Mesmo assim, os lojistas devem estar atentos à elaboração de promoções e descontos nessa data, medidas que influenciam a decisão de 38% dos consumidores (20% disseram que são atraídos pelo desconto e 18% por promoções). Na véspera do Dia dos Pais, no próximo sábado, o comércio irá funcionar das 8h às 18h.

PESQUISA

A coleta de dados para a pesquisa da Fecomércio – realizada por meio de parceria entre Fundação Manoel de Barros, Uniderp-Anhanguera e Fundação Fecomércio - aconteceu entre os dias 17 e 20 de julho, em Três Lagoas. No total, foram ouvidos 200 consumidores economicamente ativos do município. O mesmo levantamento foi realizado em outros oito municípios de Mato Grosso do Sul. 

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