RÁDIOS
Três Lagoas, 25 de abril

Diagnóstico precoce 'cura' 90% dos casos de câncer

Nove em cada dez homens que descobrem câncer de próstata no início têm a cura

Por Tatine Simon
25/11/2018 • 07h00
Compartilhar

Falar que prevenir é melhor do que remediar já se tornou clichê. Mas, de fato, trata-se de uma verdade absoluta. Quem reitera é o médico urologista, Ary Arão, quando o assunto é a cura do câncer de próstata.

No ranking, este tipo de câncer ocupa o segundo lugar entre os que mais vitimizam homens no país.
Segundo o especialista, nove em cada dez homens com a doença conseguem a cura sem nenhum tipo de sequela quando detectada no início. "Por isso, falamos tanto sobre a importância do diagnóstico precoce. E só o temos quando há rotina de exames preventivos na vida deste homem", pontua.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o Brasil deve encerrar este ano com 68.220 novos casos e quase 14 mil óbitos. 

JPNEWS: BANNER RCN NOTICIAS PATROCINADO ATUALIZADO 27.03.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O especialista alerta também para a importância em quebra de tabus. "Você não vai ter câncer de próstata porque fez vasectomia, por exemplo. A doença está relacionada diretamente à hereditariedade. Se há casos na família, a pessoa tem até três vezes mais chances de ter o câncer", explica.

COMO EVITAR
Ter uma alimentação balanceada, evitar o tabagismo e consumo de bebida alcoólica frequentemente e fazer uma atividade física regularmente são apontadas pelo urologista como principais formas de evitar o surgimento do câncer.

DIAGNÓSTICO
A maioria dos casos é diagnosticada no momento do rastreamento com o antígeno prostático específico (PSA) no sangue ou durante o exame de toque retal. 

Em caso de suspeita de câncer de próstata, o médico realizará o exame físico, incluindo o exame de toque retal. O exame de toque retal se realiza para poder saber a consistência da próstata, o tamanho e se existem lesões palpáveis através do reto na glândula.

O exame de toque também é utilizado junto com o PSA (antígeno prostático específico) quando se suspeita de câncer de próstata. Se certos sintomas ou os resultados dos exames de detecção precoce sugerirem a presença do câncer, o médico solicitará uma biópsia. um diagnóstico final.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas