RÁDIOS
Três Lagoas, 26 de abril

Dias frios ‘turbinam’ casos de doenças respiratórias

Crianças e idosos são os mais afetados pelo clima e, com isso, atendimento na UPA aumentou em 30%

Por Kelly Martins
09/06/2019 • 08h26
Compartilhar

A chegada do frio em Três Lagoas, nesta semana, trouxe junto o aumento no número de atendimentos na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) - órgão público, conveniado entre o município e o Ministério da Saúde. Pacientes com enfermidades comuns à época superlotam a unidade e postos de saúde dos bairros com sintomas de doenças respiratórias e resfriado, que tiveram aumento de 30% no número de casos em relação ao período de calor. Crianças e idosos são os mais afetados.

De acordo com a direção da UPA, também houve aumento na procura por inalações. A clínica geral Isabelle Hiradi revelou que atende diariamente 30 pacientes com esses sintomas. “É um período de transição do clima. Muito calor, tempo seco, seguido de temperatura baixa. Isso provoca tosse, inflamação na garganta, ataca a bronquite, asma”, apontou a especialista.

De acordo com os meteorologistas, a previsão é de que o Inverno, que começa oficialmente dia 21 de junho, tenha longos períodos de estiagem, o que eleva a situação de alerta devido à baixa umidade relativa do ar. Nesta semana, Três Lagoas teve marcas mínimas entre 20 e 30 por cento de umidade do ar, segundo dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

JPNEWS: BANNER RCN NOTICIAS PATROCINADO ATUALIZADO 27.03.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Inverno vai até 23 de setembro. O Inmet prevê queda de 100 milímetros de chuva, em média, para os Estados do  Centro-Oeste do país no período.

COMO ENFRENTAR?

De acordo com o Ministério da Saúde, algumas medidas simples podem auxiliar em dias de baixa umidade. A pasta orienta como cuidados principalmente de crianças e idosos aumentar a hidratação, ingerindo mais água, suco natural e água de coco, até 2,5 litros por pessoa por dia; fazer refeições leves, com muitas frutas e legumes no cardápio; evitar atividades físicas nas horas mais quentes do dia e evite permanecer por muito tempo em ambientes fechados.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas